Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1529
Título: Cistolitíase canina: relato de caso
Autor: Macario, Ícaro Luan Gomes
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/5449502308737669
Orientador: Oliveira, Daniela
Palavras-chave: Cão - Doenças;Aparelho urinário - Cálculos;Aparelho urinário - Doenças
Data do documento: 23-Jul-2018
Citação: MACARIO, Ícaro Luan Gomes. Cistolitíase canina: relato de caso. 2018. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.
Resumo: Cistolitíase é a formação de cristais que se agregam em forma sólida, chamada de urólito ou cálculo urinário, através de uma urina supersaturada na vesícula urinária. O trato urinário é responsável pela excreção de resíduos do organismo. A ocorrência de urolitíase vesical através da agregação de cristais é favorecida nas condições em que a saturação urinária aumenta. Esta patologia é comumente encontrada em enfermidades do trato urinário de cães, e é mais frequente em vesícula urinária e uretra. Oxalato de cálcio e estruvita são as composições geralmente mais encontradas nos cálculos. Os sinais clínicos são inespecíficos, envolvendo polaciúria, disúria e estrangúria. O tratamento é direcionado a partir do tipo de cálculo encontrado, podendo ser clínico, promovendo a dissolução dos urólitos vesicais, ou através de procedimento cirúrgico. Com isso, o objetivo deste trabalho é realizar uma revisão de literatura sobre urolitíase vesical e relatar o caso de uma cadela que foi atendida durante o estágio supervisionado obrigatório, no Centro Veterinário Jerônimo Ribeiro, da raça Yorkshire Terrier, de 7 anos de idade, que desenvolveu cistolitíase. Foi realizada anamnese, exame físico, exames laboratoriais, radiológico e ultrassonográfico, constatando a presença do urólito vesical. Como tratamento, foi instituído o procedimento cirúrgico e realizado uma cistotomia para remoção do cálculo e passado para os tutores do animal um manejo nutricional adequado para evitar recidivas.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1529
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Medicina Veterinária (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_ícaroluangomesmacario.pdf1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.