Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1519
Título: Úlcera gástrica hemorrágica em matriz suína: relato de caso
Autor: Simão, Douglas da Silva
Orientador: Torres, Márcia Bersane Araújo de Medeiros
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/4660400388243817
Palavras-chave: Úlcera gástrica;Suíno;Helicobacter
Data do documento: 18-Jul-2019
Citação: SIMÃO, Douglas da Silva. Úlcera gástrica hemorrágica em matriz suína: relato de caso. 2019. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Resumo: O trabalho de conclusão de curso foi elaborado como requisito da disciplina na finalização do curso de Medicina Veterinária, estando disposto em duas partes distintas. A primeira visa apresentar o relatório de estágio supervisionado obrigatório, enquanto a segunda, visa relatar um caso clínico de úlcera gástrica acompanhado durante este período. A úlcera gastroesofágica é uma doença multifatorial comum em suínos de sistema de produção intensivo. Pode apresentar-se de forma isolada ou associada com outra doença a depender do processo de patogenia da lesão. Evidencia-se a região do pars esophagea como a área mais sensível, onde caracteriza-se um processo de paraqueratose, erosão e ulceração da mucosa do estômago. Caracteriza-se como uma afecção de difícil diagnóstico precoce, em que se faz necessária a realização do diagnóstico pela avaliação dos sinais clínicos e leões de necropsia, tomando como critérios de identificação a relação com os seus fatores predisponentes. Visto que não possui tratamento, a sua forma de controle consiste no acompanhamento dos casos na granja e monitoramento sanitário em abatedouros e implementação de medidas que minimizam a ocorrência de fatores predisponentes. O objetivo no presente trabalho é relatar um caso de úlcera gástrica em uma leitoa de 350 dias de idade, da raça Large White, evidenciando a apresentação dos sinais clínicos e achados de necropsia, vivenciado no estágio supervisionado obrigatório, na Fazenda Miunça-DF. Dentre os sinais clínicos observados estavam posição arqueada, decúbito lateral, vômito, anorexia, palidez de mucosas, apatia e hipogalaxia. Foi instruído o tratamento paliativo na leitoa, no entanto no decorrer de dois dias a manifestação clínica evoluiu para o óbito do animal, fazendo-se necessária a realização da necropsia para o diagnóstico da causa mortis, na qual foi constatada a lesão de úlcera gastresofágica hemorrágica.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1519
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Medicina Veterinária (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_douglasdasilvasimão.pdf2,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.