Please use this identifier to cite or link to this item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1498
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLima, Gustavo Henrique da Silva-
dc.contributor.authorBarros, Delmira Yane-
dc.date.accessioned2019-09-12T13:43:39Z-
dc.date.available2019-09-12T13:43:39Z-
dc.date.issued2019-07-19-
dc.identifier.citationBARROS, Delmira Yane.A progressão dos gêneros da ordem do argumentar no livro didático de língua portuguesa.2019.160 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1498-
dc.descriptionO presente trabalho consiste em um estudo sobre a progressão dos gêneros da ordem do argumentar em duas coleções de livro didático de Língua Portuguesa (uma do Ensino Fundamental, anos finais, e outra do Ensino Médio) mais adotadas no município de Garanhuns-PE. Partindo aqui da ideia de que o livro didático é uma ferramenta de grande importância no ensino e na aprendizagem. Utilizamos, como aporte teórico, os conceitos de agrupamento e progressão de gêneros propostos por Dolz, Noverraz e Schnewuly (2004); o conceito de gênero textual proposto por Marcuschi (2001) e as considerações sobre o ensino de argumentação propostas por Ribeiro (2009). Nossa metodologia fez uso da análise documental (LÜDKE & ANDRÉ, 2012), pois realizamos um mapeamento geral dos gêneros presentes em ambas coleções, procurando identificar o agrupamento e observar a progressão dos gêneros da ordem do argumentar. Os resultados aqui encontrados, em relação à progressão, evidenciaram que o gênero artigo de opinião e o gênero redação escolar são os gêneros que se mantém frequentes em todos os volumes das coleções, o primeiro na coleção de Ensino Fundamental e o último, na coleção de Ensino Médio.pt_BR
dc.description.abstractThe present work is a study about the progression of argumentative genres located in the most used primary and secondary school Portuguese textbook collections in the municipality of Garanhuns-PE (one from elementary school, final years, another fom high school), starting from the idea that the textbook is a tool of importance in teaching and learning. We use, as a theoretical contribution, the concepts of grouping and progression of genres proposed by Dolz & Schnewuly (2004); and the concept of textual genrer proposed by Marcuschi (2001) and the considerations on the teaching of argumentation proposed by Ribeiro (2009). To do so, the project consisted in a documentary research, whose objectives are to identify the argumentative genres in the collections, to point out the articulated axes in the course of the work with these genres, to verify the progression between the levels of education of these genres and to indicate the possible effects of these collections on developing the students' ability to reason. Our methodology is based on a documentary research (LÜDKE & ANDRÉ, 2012), since we perform a general mapping of the genres present in both collections, trying to identify the grouping and observe the progression of the argumentative genres. The results found here showed, about to progression, that the genre opinion article and the genre of school writing are the genres that remain frequent in all volumes of the collections, the first in the Elementary School collection and the last in the High School collection.pt_BR
dc.format.extent160 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.titleA progressão dos gêneros da ordem do argumentar no livro didático de língua portuguesapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5922055242333315pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5167740437126995pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localGaranhunspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Letraspt_BR
dc.degree.departamentUAGpt_BR
Appears in Collections:TCC - Licenciatura em Letras (UAG)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_delmirayanebarros.pdf2,7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.