Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1480
Title: | Formação inicial de pedagogas e pedagogos: análise sobre a presença de informática na educação nos projetos políticos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia de Universidades Públicas do Brasil |
Authors: | Brito, Ana Clara Serpa Toscano de |
metadata.dc.contributor.authorLattes: | http://lattes.cnpq.br/2804124379972835 |
metadata.dc.contributor.advisor: | Alencar, Anderson Fernandes de |
metadata.dc.contributor.advisorLattes: | http://lattes.cnpq.br/9517716593738845 |
Keywords: | Informática - Educação;Formação de professores;Currículos |
Issue Date: | 12-Dec-2018 |
Citation: | BRITO, Ana Clara Serpa Toscano de.Formação inicial de pedagogas e pedagogos: análise sobre a presença de informática na educação nos projetos políticos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia de Universidades Públicas do Brasil..2018.85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018. |
Description: | O presente trabalho descreve resultados das atividades realizadas no projeto de iniciação científica, do qual fiz parte, intitulado de “Informática e formação de professores nos cursos de Licenciatura em Pedagogia de Universidades Públicas Brasileiras: aproximações”, motivado pela aparente falta de estudos documentais nesta área juntamente com a importância dada pelos referenciais teóricos do campo ao tema na formação de docentes. A pesquisa teve como objetivo geral contribuir com a investigação da presença de conteúdos ligados à informática nos projetos pedagógicos dos cursos (PPCs) de Licenciatura em Pedagogia de universidades públicas brasileiras. Essa é uma pesquisa básica, com relação ao tipo é uma análise documental, teve uma abordagem quanti-qualitativa, tendo como técnica de coleta de dados a documentação. Utilizamos pesquisas dos últimos 3 anos (2013 – 2016) relacionadas ao tema, encontradas em repositórios virtuais, o que corroborou com a motivação inicial deste trabalho, possuindo 39 pesquisas documentais sobre o tema. Mais especificamente procuramos contribuir com a análise dos PPCs de Licenciatura em Pedagogia de vinte e sete universidades públicas brasileiras, prioritariamente, em nível de capitais. Subsequente da definição das instituições e dos cursos a serem pesquisados, buscando e recuperando esses documentos dos 27 cursos das instituições selecionadas, posteriormente documentando e analisando segundo a perspectiva de análise de conteúdo, identificando os pontos principais que os referenciais mais enfatizaram. A partir desse estudo percebemos a necessidade de realizar mais estudos dentro da formação inicial da/o pedagoga/o quanto ao trabalho teórico e reflexivo da temática de informática aplicada à educação. Consideramos relevante adaptar os documentos acerca dessa temática, pois é a partir destes que se pode legitimar maiores discussões e estudos que englobem novas perspectivas do tema nessa etapa de formação. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1480 |
Appears in Collections: | TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAG) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_anaclaraserpatoscanodebrito.pdf | 1,05 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.