Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1472
Título: Controle de qualidade em sementes na empresa Ciasseds Correntina / BA
Autor: Silva, Palloma Rayza Lopes de Aquino
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/9351112672329205
Orientador: Gonçalves, Edilma Pereira
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2026865787481365
Palavras-chave: Soja;Algodão;Sementes
Data do documento: 18-Jul-2019
Citação: SILVA, Palloma Rayza Lopes de Aquino.Controle de qualidade em sementes na empresa Ciasseds Correntina / BA.2019. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Resumo: O estágio foi realizado na empresa CIASEEDS localizada as margens da BR 020 km 03 no distrito de Rosário, pertencente à cidade de Correntina-BA. As atividades realizadas se deram no laboratório de controle de qualidade de sementes e nos campos de produção, localizados na fazenda Serrana onde se encontra também a Unidade de Beneficiamento de Sementes-(UBS). Atualmente a empresa possui 9.000 ha em fazendas. Atulmente as fazendas que estão produzindo sementes, que são: Água doce; Tucumã; Chaparral; Ipê e Serrana. Além dessas, a empresa tem produção em fazendas de cooperados. Durante o estágio foi possível acompanhar e realizar diversas atividades como testes e outros procedimentos que asseguram a qualidade fisiológica das sementes. Iniciando desde coletas na pré-colheita, análise visual, teste de hipoclorito, peso de mil sementes, précondicionamento e condicionamento de amostras de soja e algodão para avaliação dos testes de tetrazólio, teste de envelhecimento acelerado, preparo de soluções utilizadas no laboratório, além do acompanhamento do processo de beneficiamento das sementes na UBS. O presente estágio proporcionou a obtenção de novas experiências, como também, crescimento profissional e pessoal permitindo a troca mutua de conhecimento e uma relação interpessoal com os colegas de trabalho. As atividades desenvolvidas no laboratório proporcionou desenvolver habilidades que são exigidas no mercado de produção de sementes. A experiência de estagiar em um laboratório de controle de qualidade permitiu uma maior aproximação com culturas de grande importância econômica que não são comumente cultivadas no estado de PE, e isto agregou de forma significativa ao conhecimento acadêmico uma gama de informações imensamente relevantes para um estudante prestes a concluir o curso e ingressar no mercado de trabalho.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1472
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Agronomia (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_pallomarayzalopesdeaquinosilva.pdf4,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.