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Título: Representações cinematográficas: gênero em cena no ciclo do Recife (1923-1931)
Autor: Spíndola, Nataly Cristine Castro
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/7237835947715745
Orientador: Nascimento, Alcileide Cabral do
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0117492153657559
Palavras-chave: Identidade de gênero no cinema;Cinema e mulheres - Recife (PE) - História - 1923-1931;Representação cinematográfica;Mulheres - Condições sociais - Recife (PE) - 1923-1931
Data do documento: 10-Jul-2019
Citação: SPÍNDOLA, Nataly Cristine Castro. Representações cinematográficas: gênero em cena no ciclo do Recife (1923-1931). 2019. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: The present study aims to understand the gender relations and the representation of women in the cinematography productions of Cycle of Recife during the first years of 1920’s. As a source of research and analysis, we have the movies Retribuição (1925) and Aitaré da Praia (1925), and the Diário de Pernambuco and Cinearte, when investigating how the woman was recognized by society in this period and understand how the female was represented during the cycle of silent cinema. Realizing the productions display ways and periodicals used, we notice how these vehicles disseminate conservative aspects of gender relations when displaying to institutions applicants such as marriage and guardianship male although it was considered a period of change.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo compreender as relações de gênero e a representação da mulher nas produções cinematográficas do ciclo do Recife durante os primeiros anos da década de 1920. Como fonte de pesquisa e análise, temos os filmes Retribuição (1925) e Aitaré da Praia (1925), e os periódicos Diário de Pernambuco e Cinearte, ao investigar como a mulher era reconhecida pela sociedade nesse período e entender como o feminino era representado durante o ciclo do cinema silencioso. Ao perceber as formas de exibição das produções cinematográficas e os periódicos utilizados, notamos como esses veículos difundem aspectos conservadores das relações de gênero ao exibir a instituições recorrentes como o casamento e a tutela masculina, embora fosse considerado um período de mudanças.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1456
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