Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1456
Título: | Representações cinematográficas: gênero em cena no ciclo do Recife (1923-1931) |
Autor: | Spíndola, Nataly Cristine Castro |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/7237835947715745 |
Orientador: | Nascimento, Alcileide Cabral do |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/0117492153657559 |
Palavras-chave: | Identidade de gênero no cinema;Cinema e mulheres - Recife (PE) - História - 1923-1931;Representação cinematográfica;Mulheres - Condições sociais - Recife (PE) - 1923-1931 |
Data do documento: | 10-Jul-2019 |
Citação: | SPÍNDOLA, Nataly Cristine Castro. Representações cinematográficas: gênero em cena no ciclo do Recife (1923-1931). 2019. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019. |
Abstract: | The present study aims to understand the gender relations and the representation of women in the cinematography productions of Cycle of Recife during the first years of 1920’s. As a source of research and analysis, we have the movies Retribuição (1925) and Aitaré da Praia (1925), and the Diário de Pernambuco and Cinearte, when investigating how the woman was recognized by society in this period and understand how the female was represented during the cycle of silent cinema. Realizing the productions display ways and periodicals used, we notice how these vehicles disseminate conservative aspects of gender relations when displaying to institutions applicants such as marriage and guardianship male although it was considered a period of change. |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo compreender as relações de gênero e a representação da mulher nas produções cinematográficas do ciclo do Recife durante os primeiros anos da década de 1920. Como fonte de pesquisa e análise, temos os filmes Retribuição (1925) e Aitaré da Praia (1925), e os periódicos Diário de Pernambuco e Cinearte, ao investigar como a mulher era reconhecida pela sociedade nesse período e entender como o feminino era representado durante o ciclo do cinema silencioso. Ao perceber as formas de exibição das produções cinematográficas e os periódicos utilizados, notamos como esses veículos difundem aspectos conservadores das relações de gênero ao exibir a instituições recorrentes como o casamento e a tutela masculina, embora fosse considerado um período de mudanças. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1456 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em História (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_natalycristinecastrospíndola.pdf | 319,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.