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Título: Repassistive: Repositório de recursos educacionais digitais para educandos com necessidades educacionais específicas
Autor: Lima, José Vinícius Vieira
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/9756141851160729
Orientador: Souza, Ellen Polliana Ramos
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/6593918610781356
Palavras-chave: Repositórios institucionais;Educação especial;Pessoas com deficiência
Data do documento: 2019
Citação: LIMA, José Vinícius Vieira. Teabot: Repassistive: Repositório de recursos educacionais digitais para educandos com necessidades educacionais específicas. 2019. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.
Abstract: The recognition of an increasingly inclusive and technological society is associated with theneed to include in the school curricula the skills and competences pertaining to the use ofInformation and Communication Technologies as collaboration within education and in theevolutionary process of teaching and learning in society . This new practice has characterized amodern pedagogical organization that supports the inclusion process along with easy access tothose methodologies that contribute strongly to educational collaboration. Digital EducationalResources are tools that significantly assists the action of teaching and learning, allowing approa-ches different from others more used. Its use is happening gradually in the school environment,however, to find them, it is necessary to access repositories that organize them according to thelevels of education that each one of them has. Faced with this situation, educational institutionsface the challenge not only of incorporating resources for the construction of knowledge, butalso in the process of elaborating, developing and evaluating educational activities that can beapplied and used among People with Disabilities. Thus, this study presents the development of afree repository that contains digital educational resources for the use and sharing of pedagogicalskills related to language and logical reasoning among learners with Specific Educational Needs.The work was carried out using the Serra Talhada APAE as a case study, identifying the contentstaught by the association educators, selecting the digital educational games in accordance withthe accessibility guidelines recommended by WCAG 2.0; implementing it based on the standardsand methodology established by the W3C; and performing two validation processes: one relatedto the accessibility of repository use and the other through the application of usability tests amongeducators. According to the evaluations, the results of the first stage indicated that, through theuse of the repository, the educational games used by the students resulted in the stimulation offour types of skills: satisfaction, educational elements, pedagogical content and motivation. Theresults of the usability evaluation, showed that the repository strengthens the practice of teachingand learning within special education, providing an environment that assists, encourages andelevates the levels of knowledge of learners.
Resumo: O reconhecimento de uma sociedade cada vez mais inclusiva e tecnológica está associado à necessidade de inserir nos currículos escolares as habilidades e competências pertencentes ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação como colaboração dentro da educação e no processo evolutivo do ensino e aprendizagem na sociedade. Essa nova prática tem caracterizado uma moderna organização pedagógica que apoia o processo de inclusão junto com o fácil acesso a essas metodologias que contribuem fortemente para a colaboração educacional. Recursos Educacionais Digitais são ferramentas que auxiliam de modo significativo a ação de ensinar e aprender, possibilitando abordagens distintas de outras mais utilizadas. Sua utilização está acontecendo de forma gradativa no ambiente escolar, contundo, para encontrá-los, é necessário o acesso a repositórios que os organizam conforme os níveis de ensino que cada um destes possui.Frente a essa situação, instituições educacionais enfrentam o desafio não apenas de incorporar os recursos para a construção do conhecimento, mas também no processo de elaborar, desenvolver e avaliar atividades educacionais que possam ser aplicadas e utilizadas entre as Pessoas com Deficiência. Isto posto, este estudo apresenta o desenvolvimento de um repositório gratuito que contém recursos educacionais digitais para o uso e compartilhamento de competências pedagógicas relacionadas à linguagem e raciocínio lógico entre educandos com Necessidades Educacionais Específicas. O trabalho foi realizado utilizando a APAE de Serra Talhada como estudo de caso,identificando os conteúdos ministrados pelos educadores da associação, selecionando os jogos educacionais digitais em conformidade com as diretrizes de acessibilidade recomendadas pela WCAG 2.0; implementando o mesmo com base nas normas e metodologia estabelecida poro W3C; e realizando dois processos de validação: um relacionado a acessibilidade do uso do repositório e o outro através da aplicação de testes de usabilidade entre os educadores. De acordo com as avaliações, os resultados da primeira etapa apontaram que, por intermédio do uso do repositório, os jogos educacionais utilizados pelos educandos, resultaram no estímulo de quatro tipos de habilidades, que foram: satisfação, elementos educacionais, conteúdos pedagógicos e motivação. Já os resultados da avaliação de usabilidade, mostraram que o repositório fortalece a prática do ensino e aprendizagem dentro da educação especial, proporcionado um ambiente que auxilia, incentiva e eleva os níveis de conhecimentos dos educandos.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1444
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