Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1441
Título: O Programa Nacional de Alimentação Escolar, a Produção Animal Agroecológica e Agricultura Familiar: desafios para a assistência técnica e extensão rural
Autor: Torres, Ana Fabíola Araújo
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/9448187873363407
Orientador: Andrade, Horasa Maria Lima da Silva
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/4314101991387960
Palavras-chave: Agricultura familiar;Merenda escolar;Ecologia agrícola;Nutrição
Data do documento: 15-Jul-2019
Citação: TORRES, Ana Fabíola Araújo.O Programa Nacional de Alimentação Escolar, a Produção Animal Agroecológica e Agricultura Familiar: desafios para a assistência técnica e extensão rural.2019. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Zootecnia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Abstract: The objective of this work was to address the National School Feeding Program (PNAE), aiming at characterizing the family farm food purchase program, the PNAE, and the challenges for the purchase of animal production from family farmers by this program, besides reflections from the Agroecology perspective. As methodology was used the literature review considering four thematic areas: I- The National School Feeding Program (PNAE); II- Family Agriculture; III- Agroecology and Family Agriculture and IV- Agroecological Animal Production. In addition, a group of rural technicians and extensionists were interviewed to investigate their perception of the challenges to the acquisition of livestock production of family farmers by the PNAE. It concludes that this topic provides a learning about the thematic, regarding the foods that are being taken to the schools, and how important it is to the food safety terms quality products. As these programs of food acquisition have benefited family farming, because with this the farmers can invest in their properties; another point that was well evidenced is the introduction of animals into family farming, the agroecological creation that have been making possible financial resources for these families. In addition to gaining knowledge about the programs developed by the federal government and how these have been transforming the reality of many farmers, rural entrepreneurs among others
Resumo: Este trabalho teve o intuito de abordar o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), objetivando caracterizar o programa de compra de alimentos da agricultura familiar, o PNAE, e os desafios para a compra da produção animal dos agricultores familiares por este programa, além de reflexões na perspectiva da Agroecologia. Como metodologia foi utilizada a revisão de literatura considerando quatro áreas temáticas: IO Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); II- A Agricultura Familiar; IIIAgroecologia e Agricultura Familiar e IV- Produção Animal Agroecológica. Além disso, foi entrevistado um grupo de técnicos e extensionistas rurais a fim de investigar a percepção dos mesmos sobre os desafios para a aquisição da produção animal dos agricultores familiares pelo PNAE. Conclui-se que esse tema proporcione um aprendizado sobre a temática, em relação aos alimentos que estão sendo levado para as escolas, e como é importante para a segurança alimentar termos produtos de qualidade. Como estes programas de aquisição alimentar vêm beneficiando agricultura familiar, pois com isso os agricultores podem investir em suas propriedades; outro ponto que ficou bem evidenciado é a introdução de animais na agricultura familiar, a criação agroecológica que vêm possibilitando recursos financeiros para estas famílias. Além de adquirir conhecimento sobre os programas desenvolvidos pelo governo federal e como estes vêm transformando a realidade de muitos agricultores, empreendedores rurais entre outros.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1441
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Zootecnia (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_anafabiolaaraújotorres.pdf670,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.