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Title: Memórias e escritas de si em crônicas de Humberto de Campos
Authors: Caldas, Karine Silva Mendes
metadata.dc.contributor.advisor: Fernandes, Carlos Eduardo Albuquerque
metadata.dc.contributor.advisorLattes: http://lattes.cnpq.br/6342363393437620
Keywords: Autobiografia;Memória na literatura;Crônicas;Análise do discurso
Issue Date: 25-Jul-2018
Citation: CALDAS, Karine Silva Mendes.Memórias e escritas de si em crônicas de Humberto de Campos.2018.87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.
Abstract: This work of monograph, which was carried out from the study of the autobiographical memoirs of the writer Humberto de Campos, written using the chronic genre, aims to perform a literary analysis of these memories and the author's self-writing. From four chronicles selected from the book Memories, you study based on the theoretical references memory and self-writing, we analyze how self-writing is put in the discourse of the writer, and how this discourse was constructed and the relation that the author established with the reader in the elaboration of his autobiographical narrative. The selected chronicles were "The Toy Stolen", "Our house", "A friend of childhood" and "The flagrant", all reports of events occurred in the childhood of the author. We understand that memory keeps the past alive, but that not all of our memories are "ours," for much of what we remember depends on the relationship we have with the social groups in which we are inserted, which give us memories that are incorporated in us and they are confused with those originally ours. We also believe that not always remembering is to relive the past, but to rebuild it from what we are today. We compose with those who attest that there is no pure autobiography, and that although autobiographical discourse is a real discourse, there is fiction in it, and that where the memoirist finds gaps in memories he fills them with his creative capacity. We conclude that writing about oneself is a way of giving meaning to one's own life and of being eternalized. In addition to the study of other works by the author, we consulted authors such as Coelho (2005), Sá (2001), Klinger (2007), Bosi (1998), Barros (1989) and Chevalier and Gheebrant (2009). We wish to show that the author wrote his memoirs using the confessional character, establishing with the reader a pact of reality in his narrative, offering several elements guaranteeing verisimilitude, and giving his work also an educational character, but at different times, admitted to the existence of fragmented memories, which ratifies the understanding of several authors of the impossibility of the existence of pure biographical texts.
Description: Este trabalho de monografia, que foi realizado a partir do estudo das memórias autobiográficas do escritor Humberto de Campos, escritas utilizando-se do gênero crônica, tem como objetivo realizar uma análise literária dessas memórias e da escrita de si do autor. A partir de quatro crônicas selecionadas do livro Memórias, estudas tendo como base os referenciais teóricos memória e escrita de si, analisamos como a escrita de si está posta no discurso do escritor, e como esse discurso foi construído e a relação que o autor estabeleceu com o leitor na elaboração de sua narrativa autobiográfica. As crônicas selecionadas foram “O brinquedo roubado”, “Nossa casinha”, “Um amigo de infância” e “O flagrante”, todas relatos de fatos ocorridos na infância do autor. Entendemos que a memória mantém vivo o passado, mas que nem todas as nossas lembranças são “nossas”, pois muito do que recordamos depende do relacionamento que temos com os grupos sociais nos quais estamos inseridos, que nos dão lembranças que se incorporam em nós e confundem-se com as originariamente nossas. Acreditamos também que nem sempre recordar é reviver o passado, mas sim reconstruí-lo a partir do que somos na atualidade. Compactuamos com aqueles que atestam que não existe autobiografia pura, e que, embora o discurso autobiográfico seja um discurso de verdade, nele existe ficção, e que onde o memorialista encontra lacunas nas lembranças ele as preenche com sua capacidade criativa. Concluímos que escrever sobre si mesmo é uma forma de dar significado à própria vida e de eternizar-se. No trabalho, além do estudo de outras obras do autor, consultamos autores como Coelho (2005), Sá (2001), Klinger (2007), Bosi (1998), Barros (1989), Chevalier e Gheebrant (2009), entre outros. Desejamos mostrar que o autor escreveu suas memórias utilizando-se do caráter confessional, estabelecendo com o leitor um pacto de real na sua narrativa, oferecendo diversos elementos garantidores de verossimilhança, e dando à sua obra também um caráter educacional, porém, em diversos momentos, admitiu a existências de lembranças fragmentadas, o que ratifica o entendimento de vários autores da impossibilidade da existência de textos biográficos puros.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1433
Appears in Collections:TCC - Licenciatura em Letras (UAG)

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