Please use this identifier to cite or link to this item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1432
Title: Avaliar: sistema para autoria e acompanhamento de recursos avaliativos
Authors: Elias, Alana Maria Tenório
metadata.dc.contributor.authorLattes: http://lattes.cnpq.br/4249467181282314
metadata.dc.contributor.advisor: Vanderlei, Igor Medeiros
metadata.dc.contributor.advisorLattes: http://lattes.cnpq.br/7448139435512224
Keywords: Software educacional;Tecnologia educacional;Aprendizagem;Computação
Issue Date: 11-Jul-2019
Citation: ELIAS, Alana Maria Tenório.Avaliar: sistema para autoria e acompanhamento de recursos avaliativos 2019. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Abstract: The school evaluation is the subject of numerous studies that aim to evolve from its classificatory character only, to a process of complete diagnosis of the evolution and level of knowledge of the student in all the objectives of a subject. This perspective, however, triggers difficulties, making it necessary to establish precise evaluative metrics and a detailed monitoring of the development process of each student in each content. This research aims to present a system for authoring evaluation resources and monitoring of school evaluation, modelled to support teachers and students in the process of learning verification, allowing a more precise mapping of the understanding of each content of a subject. To do so, using the methodology Design Science Research, a bibliographic study was carried out in the context of school evaluation and its main difficulties, as well as the analysis educational systems to support the modelling of the tool. The presented solution was validated through tests with potential users, followed by a survey about the usage experience.
Description: A verificação de aprendizagem é alvo de inúmeros estudos que visam evoluí-la de seu caráter apenas classificatório, para um processo de diagnóstico completo da evolução e nível de conhecimento do aluno em todos os objetivos de uma disciplina. Esta perspectiva, no entanto, desencadeia dificuldades, tornando necessário o estabelecimento de métricas avaliativas precisas e um acompanhamento detalhado do processo de desenvolvimento de cada aluno em cada conteúdo. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar um sistema para autoria de recursos avaliativos e acompanhamento de avaliação escolar, modelado com o intuito de apoiar professores e alunos no processo de verificação de aprendizagem, permitindo um mapeamento mais preciso do compreendimento de cada competência individual de uma disciplina. Para tanto, utilizando-se da metodologia Design Science Research, foi realizado um estudo bibliográfico no contexto da avaliação escolar e suas principais dificuldades, bem como a análise de sistemas de apoio à docência para fundamentar a modelagem da ferramenta. A solução apresentada foi validada através da realização de testes com potenciais usuários, seguida de um questionário sobre a experiência de uso.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1432
Appears in Collections:TCC - Bacharelado em Ciência da Computação (UAG)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_alanamariatenorioelias.pdf1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.