Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1424
Título: Métodos de ensino do voleibol no âmbito escolar
Autor: Nascimento, Maíra Gabriela Santana do
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/4270080580896380
Orientador: Vieira, Ana Luiza Barbosa
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2045282789284599
Palavras-chave: Voleibol - Estudo e ensino;Ensino - Metodologia;Educação física - Estudo e ensino;Treinadores de voleibol
Data do documento: 22-Jul-2019
Citação: NASCIMENTO, Maíra Gabriela Santana do. Métodos de ensino do voleibol no âmbito escolar. 2019. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: This work aimed to highlight the method of teaching volleyball used in the pedagogical practice of teachers and coaches, understanding the challenges and possibilities in teaching the said modality. The research was carried out from the qualitative method with the application of a semi structured questionnaire with sixteen teachers and coaches, from public and private schools in the city of Recife. The questionnaire aimed to inquire about the following aspects: the teaching methods used in the volleyball teaching process, the ordering of the technical gestures used and the difficulties and possibilities for teaching volleyball. The results show that the participants know the different teaching methods, and in great majority, they use the method of teaching mini volleyball, seeking to increase the knowledge of students, with activities favorable to affective, social and cognitive development. It is concluded that the study contributed to increase the knowledge about the use of the volleyball teaching method, in physical education classes and in initiation schools, enriching the discussion about the theme and contributing to the production of knowledge in the field of Physical Education.
Resumo: Este trabalho buscou evidenciar o método de ensino do voleibol utilizado na prática pedagógica de professores e treinadores, compreendendo os desafios e as possibilidades no ensino da referida modalidade. A pesquisa foi realizada a partir do método qualitativo com a aplicação de um questionário semiestruturado com dezesseis professores e treinadores, de escolas públicas e privadas da cidade do Recife. O questionário objetivou inquirir acerca dos seguintes aspectos: os métodos de ensino utilizados no processo de ensino do voleibol, a ordenação dos gestos técnicos utilizados e as dificuldades e possibilidades para o ensino do voleibol. Os resultados nos mostram que os participantes conhecem os diversos métodos de ensino, e em grande maioria, utilizam o método de ensino do minivoleibol, buscando proporcionar a ampliação dos conhecimentos dos alunos, com atividades favoráveis ao desenvolvimento afetivo, social e cognitivo. Conclui-se que o estudo contribuiu para ampliação dos conhecimentos acerca da utilização do método de ensino do voleibol, em aulas de educação física e em escolinhas de iniciação, enriquecendo a discussão sobre o tema e contribuindo com a produção do conhecimento no campo da Educação Física.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1424
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_maíragabrielasantanadonascimento.pdf697,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.