Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1422
Título: A ludicidade em estudos que abordam a natação infantil
Autor: Cavalcanti, Catarina Gusmão Ferraz
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/4809577755948075
Orientador: Lindoso, Rosângela Cely Branco
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3076590717855221
Palavras-chave: Natação para crianças - Ensino e estudo;Estratégias de aprendizagem;Psicomotricidade
Data do documento: 4-Jul-2019
Citação: CAVALCANTI, Catarina Gusmão Ferraz. A ludicidade em estudos que abordam a natação infantil. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: With the objective of studying playfulness as a facilitating resource for children's swimming teaching and to identify this approach in scientific publications dealing with children's swimming, this study was carried out based on texts published between 2000 and 2017 in databases recognized by the scientific literature. After selecting 16 works among the previously determined criteria, a table was prepared containing data referring to each document as the type of work, its objectives and the results obtained. Before the evaluation of these results, it was possible to perceive that the studies that deal with playfulness in children's swimming are extremely important for the academic environment and for Physical Education professionals since the methods that make use of playfulness in children's swimming have obtained better results in this research. Therefore, it is proposed by the authors of this work that the material resulting from this research can serve as a theoretical basis for professionals focused on teaching children's swimming.
Resumo: Com o objetivo de estudar a ludicidade como recurso facilitador do ensino da natação infantil e identificar esta forma de abordagem em publicações científicas que tratam a natação infantil, o presente estudo foi realizado tomando como base, textos publicados no período entre os anos de 2000 e 2017 em bases de dados reconhecidas da literatura científica. Selecionadas 16 obras dentre os critérios previamente determinados, foi elaborado um quadro contendo dados referentes a cada documento como, o tipo do trabalho, seus objetivos e os resultados obtidos. Diante da análise de tais resultados, pôde-se perceber que os estudos que tratam a ludicidade na natação infantil, são de extrema importância para o meio acadêmico e para profissionais da Educação Física já que os métodos que fazem uso da ludicidade na natação infantil obtiveram melhores resultados nesta pesquisa. Em sendo assim, é proposto pelos autores deste trabalho que o material resultante desta pesquisa possa servir como base teórica para profissionais voltados ao ensino da natação infantil.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1422
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_catarinagusmãoferrazcavalcanti,.pdf344,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.