Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/1419
Title: O trato com o conceito de inclusão na educação física escolar: um estudo dos documentos PCPE 2013 e do Currículo de Pernambuco 2019.
Authors: Pereira, Marta de Jesus
metadata.dc.contributor.advisor: Melo, Flávio Dantas Albuquerque
metadata.dc.contributor.advisorLattes: http://lattes.cnpq.br/9033781419336294
Keywords: Educação física - Estudo e ensino - Pernambuco;Exclusão social;Educação básica - Currículos - Pernambuco;Educação inclusiva
Issue Date: 19-Jul-2019
Citation: PEREIRA, Marta de Jesus. O trato com o conceito de inclusão na educação física escolar: um estudo dos documentos PCPE 2013 e do Currículo de Pernambuco 2019. 2019. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: The term social exclusion has presented itself with very varied meanings, conceptualizing different situations of discrimination, vulnerability, among others. The various approaches that lead to a broad use of the term, allowing it to designate any social situation or condition of lack, difficulty of access, segregation and discrimination. Already inclusion is a subtle process, it is not a thing, it is a process that involves the whole man and his relationships with others and with society. Analyzing the issue of exclusion / inclusion in society in general and in education in particular implies dimensioning it in historical terms and in a contextualized way. Although aware of the existence of several studies on the subject, the present study was proposed by the need to deepen our understanding of the gaps in the process of exclusion / inclusion in society, education and physical education. For this, our general objective was to analyze the conceptions of exclusion / inclusion present in society, in the Curricular Parameters of Pernambuco – PCPE 2013 and its pedagogical didactic developments in the teaching of physical education. To do so, our instruments of data collection were the empirical sources, emphasizing the characterization of the logic of the dialectical exclusion / inclusion in capitalist society and how it is expressed in school education and physical education present in the Official Documents guiding Basic Education in Pernambuco , PCPE 2013, Parameters of the Classroom: Physical Education 2013 and Curriculum of Pernambuco 2019; The study data were collected through Content Analysis; The organization and systematization of the results will be through the Exposition of the contradictions of the arguments about the conceptions of exclusion / inclusion and pedagogical work contained in the analyzed works. The reflections developed during the production of this study consider that thinking about working class education implies guiding school work beyond the precepts of inclusion. In the capitalist context, the diffusion of the ideology of class domination becomes even more important for the bourgeoisie. However, they have been important in the struggles for human rights and social rights, but much remains to be clarified and discussed about inclusion. In dealing with inclusion, we are sent to the field of education. For inclusion to actually take place in schools, it is necessary for education to assume a position of change in educational practices that rejects the barriers and prejudices of all order within and outside the classroom. The guiding documents of basic education cited during the work show us an attempt to seek new reflections for Inclusive Physical Education.
Description: O termo exclusão social tem se apresentado com significados muito variados, conceituando diferentes situações de discriminação, vulnerabilidade, dentre outros. As várias abordagens que conduzem a uma ampla utilização do termo, permitindo que este possa designar toda situação ou condição social de carência, dificuldade de acesso, segregação e discriminação. Já inclusão é um processo sutil, não é uma coisa, é processo que envolve o homem por inteiro e suas relações com os outros e com a sociedade. Analisar a questão da exclusão/inclusão na sociedade, em geral, e na educação, em particular, implica em dimensioná-la em termos históricos e de forma contextualizada. Mesmo ciente da existência de vários estudos sobre a temática, o presente estudo foi proposto pela necessidade de aprofundar nosso entendimento sobre as lacunas existentes no processo de exclusão/inclusão na sociedade, educação e na educação física. Para isso, nosso objetivo geral analisar as concepções de exclusão/inclusão presente na sociedade, nos Parâmetros Curriculares de Pernambuco – PCPE- 2013, no Currículo de Pernambuco 2019 e seus desdobramentos Didáticos pedagógicos no ensino da Educação física. Para tal, nossos instrumentos de coleta de dados foram o fichamento das fontes empíricas enfatizando a caracterização sobre lógica do par dialético exclusão/inclusão na sociedade capitalista e como se expressa na educação escolar e a educação física presente nos Documentos Oficiais norteadores para Educação Básica de Pernambuco, PCPE 2013, Parâmetros da Sala de Aula: Educação Física 2013 e do Currículo de Pernambuco 2019; Os dados do estudo foram coletados através da Análise de Conteúdo; A organização e si stematização dos resultados foram realizados através da Exposição das contradições das argumentações sobre as concepções de exclusão/inclusão e trabalho pedagógico contidas nas obras analisadas. As reflexões desenvolvidas durante a produção deste estudo considera-se que pensar a educação para classe trabalhadora implica orientar o trabalho escolar para além dos preceitos da inclusão. No contexto capitalista, a difusão da ideologia de dominação de classe, se torna ainda mais importante para a burguesia. No entanto, ocorreram importantes lutas pelos direitos humanos e direitos sociais, mas ainda há muito a ser esclarecido e discutido a respeito da inclusão. Ao tratarmos de inclusão, somos enviados ao campo da educação. Para que a inclusão ocorra de fato nas escolas é preciso que a educação assuma uma postura de mudança nas práticas educacionais que rejeite as barreiras e preconceitos de toda ordem dentro e fora da sala de aula. Os documentos norteadores da educação básica citados durante o trabalho nos mostram tentativa de buscar novas reflexões para a Educação Física inclusiva.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1419
Appears in Collections:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

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