Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1377
Título: O movimento Escola sem Partido: uma análise das suas demandas e implicações para a prática docente
Autor: Silva, Isac Nascimento
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/7940529310167664
Orientador: Araújo, Kátia Costa Lima Corrêa de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3290439499001939
Palavras-chave: Educação e Estado;Prática de ensino;Movimento - Educação;Política
Data do documento: 5-Fev-2019
Citação: SILVA, Isac Nascimento. O movimento Escola sem Partido: uma análise das suas demandas e implicações para a prática docente. 2019. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Resumo: Esta pesquisa tem o objetivo de compreender o Movimento Escola sem Partido, suas demandas e implicações para a pratica docente. Para tanto, formulamos as seguintes indagações: quais as principais demandas do Movimento Escola sem Partido? Quais as implicações do Movimento Escola sem Partido para a escola? Definimos como objetivos específicos: 1) Analisar o projeto de lei federal PL 7180/2014 e seus apensados; 2) Analisar as implicações do movimento Escola sem Partido para a escola; 3) Identificar as principais demandas do Movimento Escola sem Partido. Esta pesquisa é de natureza qualitativa e tem como procedimento metodológico a análise documental. Utilizamos como corpus analítico documentos do site Movimento Escola sem Partido, documentos do site Liberdade para Ensinar, artigos, Revistas e o Projeto de Lei nº 7180/2014 intitulado Escola sem Partido que tramitou na Comissão Especial da Câmara Federal. O nosso objeto de estudo - o Movimento Escola sem Partido -, é um tema atual, pois está no centro do debate educacional entre educadores, sociedade civil e no meio político. Assim, trata-se de um objeto de estudo que envolve disputas político-pedagógicas que giram em torno de temas como a discussão de gênero na escola, concepções acerca do trabalho do professor em sala de aula, a liberdade de cátedra, a neutralidade no ensino, entre outros. Conforme indicam os resultados desta pesquisa, tais temas configuram-se como algumas das principais demandas do Movimento Escola sem Partido.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1377
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_isacnascimentosilva.pdf528,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.