Please use this identifier to cite or link to this item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1369
Title: Avaliação das propriedades mecânicas de um concreto não estrutural utilizando agregado de PET em substituição ao agregado miúdo
Authors: Meireles, Hygor Alves
metadata.dc.contributor.authorLattes: http://lattes.cnpq.br/4436024273659412
metadata.dc.contributor.advisor: Galvão, Simone Perruci
metadata.dc.contributor.advisorLattes: http://lattes.cnpq.br/1523292800241605
Keywords: Concreto;agregados-areia;Termoplástico;Polietileno tereftalato-PET
Issue Date: 1-Feb-2019
Citation: MEIRELES, Hygor Alves. Avaliação das propriedades mecânicas de um concreto não estrutural utilizando agregado de PET em substituição ao agregado miúdo. 50f. Trabalho de conclusão de curso. (Tecnólogo em Engenharia Civil- Edificações) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2019.
Description: O concreto é um material utilizado em larga escala no mundo e, por consumir os recursos naturais provenientes dos materiais que o compõem - cimento, areia, brita e água - na mesma intensidade, constitui uma ameaça ambiental, exigindo que se estudem formas de torná-lo eficiente e econômico. Por outro lado, o polietileno tereftalato (PET) representa um problema para a sociedade por ser, em grande parte, descartado inadequadamente no meio ambiente e provocar várias consequências, entre estas, o entupimento de sistemas de esgotamento sanitário. Essa pesquisa buscou contribuir para a minimização de ambas as problemáticas por meio da análise de um concreto composto com PET. Neste estudo foi realizada análise da consistência, no estado fresco, e dos aspectos resistência à compressão, absorção de água por imersão, índice de vazios e massa específica, no estado endurecido, de um concreto padrão, projetado para resistir a 20 MPa na compressão, e de outros dois, com substituição volumétrica da areia por flocos de PET, nas proporções de 5% e 10%. A partir dos resultados apresentados, pôde-se concluir que a substituição parcial de areia por PET proporcionou, de maneira geral, ao concreto: aumento do abatimento no tronco de cone, variação pouco significativa de resistência à compressão, redução da absorção de água e do índice de vazios, assim como diminuição da massa específica do concreto. Para os teores de substituição e os parâmetros estudados, o procedimento demonstra ter potencialidade para aplicação em concretos não estruturais.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1369
Appears in Collections:TCC - Construção Civil - Edificações (UACSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_hygoralvesmeireles.pdf2,42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.