Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1369
Título: Avaliação das propriedades mecânicas de um concreto não estrutural utilizando agregado de PET em substituição ao agregado miúdo
Autor: Meireles, Hygor Alves
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/4436024273659412
Orientador: Galvão, Simone Perruci
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1523292800241605
Palavras-chave: Concreto;agregados-areia;Termoplástico;Polietileno tereftalato-PET
Data do documento: 1-Fev-2019
Citação: MEIRELES, Hygor Alves. Avaliação das propriedades mecânicas de um concreto não estrutural utilizando agregado de PET em substituição ao agregado miúdo. 50f. Trabalho de conclusão de curso. (Tecnólogo em Engenharia Civil- Edificações) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2019.
Resumo: O concreto é um material utilizado em larga escala no mundo e, por consumir os recursos naturais provenientes dos materiais que o compõem - cimento, areia, brita e água - na mesma intensidade, constitui uma ameaça ambiental, exigindo que se estudem formas de torná-lo eficiente e econômico. Por outro lado, o polietileno tereftalato (PET) representa um problema para a sociedade por ser, em grande parte, descartado inadequadamente no meio ambiente e provocar várias consequências, entre estas, o entupimento de sistemas de esgotamento sanitário. Essa pesquisa buscou contribuir para a minimização de ambas as problemáticas por meio da análise de um concreto composto com PET. Neste estudo foi realizada análise da consistência, no estado fresco, e dos aspectos resistência à compressão, absorção de água por imersão, índice de vazios e massa específica, no estado endurecido, de um concreto padrão, projetado para resistir a 20 MPa na compressão, e de outros dois, com substituição volumétrica da areia por flocos de PET, nas proporções de 5% e 10%. A partir dos resultados apresentados, pôde-se concluir que a substituição parcial de areia por PET proporcionou, de maneira geral, ao concreto: aumento do abatimento no tronco de cone, variação pouco significativa de resistência à compressão, redução da absorção de água e do índice de vazios, assim como diminuição da massa específica do concreto. Para os teores de substituição e os parâmetros estudados, o procedimento demonstra ter potencialidade para aplicação em concretos não estruturais.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1369
Aparece nas coleções:TCC - Construção Civil - Edificações (UACSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_hygoralvesmeireles.pdf2,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.