Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1366
Título: Potencialidades e possibilidades de aplicação do conteúdo voleibol do 1º ao 4º ciclo do ensino fundamental
Autor: Melo, Marcelo Oliveira
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/0904926414921489
Orientador: Fonseca, Fabiano de Souza
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0399759871742199
Palavras-chave: Educação física (Ensino fundamental);Voleibol - Aspectos da saúde;Rendimento escolar
Data do documento: 11-Jul-2019
Citação: MELO, Marcelo Oliveira. Potencialidades e possibilidades de aplicação do conteúdo voleibol do 1º ao 4º ciclo do ensino fundamental. 2019. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: Volleyball is still commonly used as a school subject in its high standard profile, which concerns only about the procedural aspect, this perspective must be rethought in order to educate the student as citizen being, it‟s necessary to teach volleyball integrally, encompassing the conceptual and attitudinal dimension of volleyball content. This work aims to analyze the potential of volleyball approach while as a curricular component of the Physical Education studies and to present the possibilities for its teaching in the school context, aiming at the integral training of the student, also lookingfor a bibliographical research highlighting the potentialities of volleyball content in school education, and through this, to elaborate a planning for the volleyball content in the different cycles of learning in the light of the body culture of movement recommended in the National Curricular Parameters (PCNs).
Resumo: O voleibol ainda é comumente utilizado no ensino escolar em sua vertente de alto rendimento, preocupando apenas com o aspecto voltado ao procedimento, essa perspectiva cabe ser repensada visando a formação cidadã do aluno, sendo necessário a transmissão do conteúdo voleibol de modo integral, englobando a dimensão conceitual e atitudinal do conteúdo voleibol. Esse trabalho tem como objetivo analisar as potencialidades de abordagem do voleibol enquanto conteúdo do componente curricular Educação Física e apresentar as possibilidades para o seu ensino no contexto escolar, visando a formação integral do aluno, buscando também realizar uma pesquisa bibliográfica ressaltando as potencialidades do conteúdo voleibol no ensino escolar, e através disso, elaborar um planejamento para o conteúdo voleibol nos diferentes ciclos de aprendizagem à luz da cultura corporal de movimento preconizada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1366
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_marcelooliveiramelo.pdf734,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.