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Title: Influência da prática sistemática de dança no comportamento e desempenho escolar a partir da percepção de pais e professores
Authors: Souza, Bianca Tude de
metadata.dc.contributor.authorLattes: http://lattes.cnpq.br/7446095719529260
metadata.dc.contributor.advisor: Pirauá, Natália Barros Beltrão
metadata.dc.contributor.advisorLattes: http://lattes.cnpq.br/1778511907021100
Keywords: Dança na educação;Dança para crianças;Exercícios físicos;Rendimento escolar
Issue Date: 17-Jul-2019
Citation: SOUZA, Bianca Tude de. Influência da prática sistemática de dança no comportamento e desempenho escolar a partir da percepção de pais e professores. 2019. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: It is already known that dance as a physical activity can provide the individual several health-related benefits. Some studies have pointed out that, in addition to these benefits, the systematic practice of physical activities can have a positive effect on school performance. However, it is not known whether dance, specifically, can influence children’s behavior and school performance. In this sense, the objective of the present study was to analyze if the regular practice of dance, while extracurricular content, can influence chilçdren’s behavior and school performance, from the perception of parents and dance teachers of two private schools of Recife/PE. For such, a descriptive study was carried out, with a quali-quantitative approach. Twelve parents/guardians of children practicing dance and three dance teachers from two private schools located in the North Zone of Recife/PE participated in the sample. As a data gather instrument, it was used a questionnaire for parents/legal guardians and another for teachers. The questionnaires contained open-ended and closed-ended questions, and were selfapplied. The results show that the parents/guardians participating in the study perceive that the children have a school performance that varies from good to very good, but do not make a relation between the dance practice and the students' school results, although they perceive the children's dance practice as a positive extracurricular activity. Parents and teachers recognize that children changes acquired from regular participation in dance classes, which can positively influence their school performance. The set of data allows us to conclude that parents and teachers, although they recognize positive contributions of dance practice in the children's behavior, cannot perceive dance as an agent in school performance.
Description: Já é conhecido que a dança enquanto atividade física pode proporcionar ao indivíduo diversos benefícios relacionados à saúde. Alguns estudos têm apontado que, para além desses benefícios, a prática sistemática de atividades físicas pode ter efeito positivo sobre o desempenho escolar. No entanto, não se sabe se a dança, especificamente, pode influenciar o comportamento e o desempenho escolar de crianças. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi analisar se a prática regular de dança, enquanto conteúdo extracurricular pode influenciar no desempenho escolar e no comportamento de crianças, a partir da percepção de pais e de professores de dança de duas escolas da rede privada do Recife/PE. Para tal, foi realizado um estudo do tipo descritivo, com enfoque quali-quantitativo. Participaram da amostra 12 pais/responsáveis de crianças praticantes de dança e 3 professoras de dança de duas escolas particulares situadas na Zona Norte do Recife/PE. Como instrumento de coleta, foi utilizado um questionário para pais/responsáveis legais e outro para professores. Os questionários continham perguntas abertas e fechadas, e foram autoaplicados. Os resultados evidenciam que os pais/responsáveis participantes do estudo percebem que as crianças têm um desempenho escolar que varia entre bom a muito bom, mas não fazem relação entre a prática de dança e os resultados escolares dos alunos, embora percebam a prática de dança das crianças como uma atividade extracurricular positiva. Pais e professores reconhecem nas crianças mudanças adquiridas a partir da participação regular em aulas de dança, as quais podem influenciar de forma positiva seu desempenho escolar. O conjunto dos dados permite concluir que pais e professores, embora reconheçam contribuições positivas da pratica da dança no comportamento das crianças, não conseguem perceber a dança enquanto agente no desempenho escolar.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1365
Appears in Collections:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

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