Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/136
Título: Uma avaliação preliminar Limnológica no Reservatório do Tapacurá (Dezembro de 1977 a fevereiro de 1978)
Autor: Asbury, Clyde
Hartman, Elaine
Medeiros, Carmen
Motta, Eduardo
Santos, Elaine dos
Palavras-chave: Abastecimento de água;Água - Análise;Água - Qualidade;Limnologia
Data do documento: 1978
Citação: ASBURY, Clyde et al. Uma avaliação preliminar Limnológica no Reservatório do Tapacurá (Dezembro de 1977 a fevereiro de 1978). Cadernos Ômega, Recife, v.2, n.2, p. 75-94, dez. 1978.
Abstract: 0 principal fator que dita a qualidade da água em lagos, é a disponibilidade de oxigênio. líeste estudo preliminar básico da qualidade da água no lago Tapacurá, constatou-se a existência essencial de dois agentes que governam a distribuição do oxigênio dissolvido: o vento e a decomposição bacteriana. 0 vento injeta oxigênio no interior do epilimnion e nas camadas superiores do metalimnion. Em continuação, sobrevém a estratificação térmica, mantendo a profundidade e a produtividade secundária do epilimnion. A decomposição das baronesas, por outro lado, serve para produzir um ambiente hostil, totalmente anóxico, acompanhado de alterações químicas no hipolimnion. Dentro das perspectivas biológicas e de saúde pública, estes processos servem para produzir dois diferentes níveis de água, onde por sua superioridade em qualidade, aconselha-se a retirada da água para abastecimento do Recife, do nível superior ao do hipolimnion.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/136
Aparece nas coleções:v. 2, n. 2, dez. 1978

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OME_v2_n2_1978_08.pdf547,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.