Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1342
Título: Cooperativa Agrícola de Juazeiro da Bahia (CAJ- BA): cultura da videira
Autor: Rodrigues, Regiane de Melo
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/5594820922661351
Orientador: Silva, Mairon Moura da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7221534109119948
Palavras-chave: Uva - Cultivo;Cooperativas agrícolas;Controle de qualidade
Data do documento: 1-Fev-2019
Citação: RODRIGUES, Regiane de Melo.Cooperativa Agrícola de Juazeiro da Bahia (CAJ- BA): cultura da videira.2019.53 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Resumo: O estágio foi realizado na Cooperativa Agrícola de Juazeiro da Bahia (CAJ-BA), que possui sua sede em Petrolina-PE e uma unidade em Curaçá-BA, com o propósito de conhecer e vivenciar a cultura da uva, seu sistema de produção, manejo, controle de qualidade, até a comercialização. Na cooperativa são produzidas tanto variedades de uvas de cor como de uvas brancas. Como exemplo de uvas de cor, tem-se as BRS Vitória, Núbia e Ísis, e de variedade branca, a Itália Muscat, ainda muito consumida pelo público. O estágio teve como objetivo de acompanhar as práticas realizadas ao longo do processo de produção da cultura da uva. Dentre as atividades foi possível acompanhar os tratos culturais até o armazenamento em câmara fria e posterior comercialização, além do controle de qualidade que é feito desde a colheita até a chegada do produto na câmara, analisando teor de sólidos solúveis (ºBrix), acidez titulável, diâmetro de baga e peso por cacho. Outras atividades procedidas foram a coleta de ramos maduros para posterior análise de fertilidade de gema, que foi realizada antes da poda para determinar a quantidade de gemas necessárias nos ramos para obter a produtividade desejada e cálculos de estimativa de produção, que foram feitos para um bom planejamento das fazendas, calculando o número de cachos por planta, peso e classificação, durante o ciclo de produção. O estágio foi uma experiência única que fez unir a teoria desenvolvida na academia com a prática no campo, vivenciando no dia a dia o planejamento administrativo que foi de suma importância além do cooperativismo para que a produção obtida fosse a planejada.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1342
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Agronomia (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_regianedemelorodrigues.pdf2,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.