Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1326
Título: Relatório de estágio supervisionado obrigatório na Agrobrás Agrícola Tropical do Brasil: cultura da mangueira
Autor: Almeida, Lauro Rafael Calado de
Orientador: Silva, Mairon Moura da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7221534109119948
Palavras-chave: Irrigação agrícola;Mangueira;Pragas agrícolas
Data do documento: 5-Fev-2019
Citação: ALMEIDA, Lauro Rafael Calado de. Relatório de estágio supervisionado obrigatório na Agrobrás Agrícola Tropical do Brasil: cultura da mangueira. 2019. 35 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Resumo: O Estagio Supervisionado Obrigatório foi realizado na Fazenda Agrobrás Agrícola Tropical do Brasil, localizada no território de Casa Nova – BA, no período de 08/10/2018 a 07/12/2018, alcançando uma carga horaria de 210 horas, com a finalidade de desenvolver atividades vistas anteriormente, de forma teórica, em sala de aula. A cultura da mangueira vem se destacando no Vale do São Francisco devido ao seu clima que proporciona um plantio escalonado durante todo ano, desde que se utilizem as técnicas de indução floral. A fazenda possui uma área de 150 hectares plantada com mangueira, subdividida em Área 1, Área 2 e Área 3. O estágio foi realizado na Área 3, que possui 60 hectares, subdivida em 11 válvulas, plantadas com a variedade Palmer, já em idade produtiva. Durante o esse período foi possível acompanhar as atividades de poda de produção, lateral e de topo; desfolha e aplicação de caulin; quebra de brotações novas; escoramento; manejo de irrigação e fertirrgação; manejo de indução floral com a aplicação de PBZ, sulfato de potássio, ethephon e nitrato de cálcio; manejo de pragas e doenças; e o mais importante, gestão de pessoas e de atividades. Todas as atividades proporcionaram a união de tudo que foi aprendido em sala de aula no decorrer da graduação com a sua execução no campo, através da vivência real do dia de um agrônomo.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1326
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Agronomia (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_laurorafaelcaladodealmeida.pdf1,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.