Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/132
Título: Manejo da fertilidade nos solos em áreas produtoras do feijoeiro em Pernambuco I. Adubação mineral com N. P e K em litossolo.
Autor: Mafra, Rivaldo Chagas
Pereira, Jair Teixeira
Bandeira, Everaldo de Vasconcelos
Lima, Geraldo Robério de A.
Palavras-chave: Solo - Uso;Solos Manejo;Ciência do solo;Lavoura;Agronomia;Fertilidade do solo;Fertilizante
Data do documento: 1978
Citação: MAFRA, Rivaldo Chagas et al. Manejo da fertilidade nos solos em áreas produtoras do feijoeiro em Pernambuco I. Adubação mineral com N. P e K em litossolo. Cadernos Ômega, Recife, v.2, n.2, p. 33-44, dez. 1978.
Abstract: Os resultados do primeiro ano de um experimento fatorial N, P e K do tipo 23 J componente de um estudo sobre o manejada fertilidade de um litossolo através da comparação entre os sistema " Rotação (Feijão x Mato)" e "Cultivo Contínuo", conduzido em Caruaru, na região do Agreste Central de Pernambuco, foram analisados em relação a contribuição de cada nutriente na produtividade da cultura e concentração do elemento na folha da planta. A adubação com 60 kg/ha de ureia, em cobertura, aumentou a produtividade da cultura e o teor de nitrogênio na folha. Por outro lado, aplicação de cloreto de potássio (60 kg/ha), em fundação, provocou um efeito depressivo sobre a produtividade, possivelmente pela interferência do cloro na absorção pela planta de nitrogênio e fósforo. A elevação do teor de cálcio na folha nos tratamentos com superfosfato triplo e naqueles que receberam potássio, não elevou a produtividade, reduziu a relação K/Ca e esteve quase sempre associada a um menor teor de nitrogênio na folha.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/132
Aparece nas coleções:v. 2, n. 2, dez. 1978

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OME_v2_n2_1978_04.pdf334,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.