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Título: Uma busca pela identidade em à Sombra do Oká de Olinda Beja
Autor: Oliveira, Irlani Ramos de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/6440842116114211
Orientador: Pereira, Kleyton Ricardo Wanderley
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/8902091363038170
Palavras-chave: Pós-colonialismo;Literatura portuguesa
Data do documento: 2019
Citação: OLIVEIRA, Irlani Ramos de. Uma busca pela identidade em à sombra do Oká de Olinda Beja. 2019. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.
Abstract: In this work, we seek to analyze the work À sombra do Okáof the writer Olinda Beja, in the interest of deepening the studies in the presence of her I-lyrical, directed towards her native land and, consequently, her identity construction through her poems. We will start from the history of colonialism and what happened after this moment, postcolonialism, in the life and literature of African countries, always supporting us in the theory ofThomas Bonnici (2009), which gives us a broad perspective on postcolonialism and its constructions over time, as well as the proposals ofInocência Mata (2010), where the author approaches in her book "Insular Polyphonies" themes related to the voice of the culture and literature of São Tomé and Príncipe. We will make a brief presentation of the "Insular Culture", which guides our central theme, using as theoretical basis the writerAmarino Oliveira de Queiroz (2007), where in her thesis sought to present qualitative and quantitative elements related to the sister islands and also to the writerOlinda Beja, And finally, we appreciate the work cited, where we seek to list elements that show us the construction of this St. Francis identity, always quoting fragmented pieces of the work to relate to our perceptions.
Resumo: Neste trabalho, buscamos analisar a obra À sombra do Okáda escritora santomense Olinda Beja, no interesse de aprofundar os estudos na presença do seu Eu-lírico voltado para sua terra natal e, consequentemente a sua construção identitária através de seus poemas. Partiremos da história do colonialismo e o que sedeu após este momento, o pós-colonialismo, na vida e literatura dos países africanos, sempre nos apoiando na teoria de Thomas Bonnici (2009), o qual nos traz uma perspectiva ampla a respeito do pós-colonialismo e suas construções ao longo do tempo, como também utilizaremos as propostas de Inocência Mata (2010), onde a autora aborda em seu livro “Polifonias Insulares” temas relacionados à voz da cultura e literatura de São Tomé e Príncipe.Faremos uma breve apresentação da “Cultura insular”, a qual norteia o nosso tema central, utilizando como embasamento teórico o escritor Amarino Oliveira de Queiroz (2007), onde em sua tese buscou apresentar elementos qualitativos e quantitativos relacionado às ilhas irmãs e também à escritora Olinda Beja. E por fim, apreciamos a obra citada, onde procuramos elencar elementos que nos mostram a construção dessa identidade santomense, sempre citando trechos fragmentados da obra para relacionar às nossas percepções.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1286
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