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Título: Gênero textual gráficos nos LD de matemática: a busca por seu perfil
Autor: Silva, Heloiza Siqueira Andrade da
Orientador: Ranieri, Thaís Ludmila da Silva
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/9800015399149501
Palavras-chave: Matemática;Livros
Data do documento: 2018
Citação: SILVA, Heloiza Siqueira Andrade da. Gênero textual gráficos nos LD de matemática: a busca por seu perfil. 2018. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2018.
Abstract: In this work, we are interested in investigating the way the graphic textual genre is presented in the textbooks of Mathematics (in a specific collection). Through this research, the focus is to understand whether the teaching genre is based on a vision inthatit is the vehicle of communication, or whether it is worked as a content of statistical bases. Knowing that the school is one of the spaces where many textual genres are known, we seek to analyze whether the graphs in the LD's of Mathematics, its teaching fits in the standards placed previously, following the studies of Sousa (2013), or if there is the presentation of it in other standards. Through the view of Marcuschi (2003) and other authors, in thatall textual genres are communicative supports, thatconstitute communicative actions, in use of the speakers to act in the world and on it, we use a methodology, which sought to understand the how the teaching of graphics is constituted, starting from analyzes in all the books of the collection, in search of a possible conclusion about our objective. Based on qualitative analyzes, we analyzed each example of the graphics contained in the "Araribá Matemática Project -2014" collection, which were delivered by PNLD for use in 2017, 2018 and 2019. Accordingto the National Plan of the Didactic Book, the collection presents interaction among the students, butithas a very great information content, making difficult in some aspects the learning of concepts brought. The need to understand how students study and use the chart in schools is important. It is a very representative genre in society and for this reason its form and function must be known and recognized by all who use it or not, to communicate. Considering the difficulty of finding studies on the graphs, only Sousa (2013), our research has been able to perceive that the representativeness of the genre in focus, is strongly based on the opposite patterns of the function that every textual genre plays in society.
Resumo: Neste trabalho, interessa-nos investigar a maneira como o gênero textual gráfico apresenta-se nos livros didáticos de Matemática (em uma coleção específica). Mediante essa investigação, o foco é perceber se no processo de ensino/aprendizagem o gênero textual em destaque é trabalhado a partir de uma visão em que ele é veículo de comunicação, ou, se o mesmo é trabalhado como um conteúdo de bases estatísticas. Sabendo que a escola é um dos espaços onde muitos gêneros textuais passam a ser conhecidos, buscamos analisar se com os gráficos nos LD de Matemática,o seu ensino encaixa-se nos padrões colocados anteriormente,seguindo os estudos de Sousa (2013), ou se há a apresentação do mesmo em outros padrões. Mediante a visão de Marcuschi (2003) e outros autores, em que todos os gêneros textuais são suportes comunicativos, que constituem-se em ações comunicativas, em uso dos falantes para agir no mundo e sobre ele, utilizamos uma metodologia, que buscou entender a forma como se constitui o ensino com relação aos gráficos, partindo de análises em todos os livros da coleção, em busca de uma possível conclusão acerca do nosso objetivo. A partir de análises qualitativas, analisamos cada exemplo de gráficos contidos na coleção “Projeto Araribá Matemática-2014”, livros esses que foram entregues por o PNLD para o uso dos anos 2017, 2018 e 2019. De acordo com a visão geral do Plano Nacional do Livro Didático, a coleção apresenta interação entre os estudantes e alunos, mas tem um teor de informações muito grande,dificultando em alguns aspectos a aprendizagem de conceitos trazidos. A necessidade de entender como os alunos estudam e utilizam o gráfico na escolas é importante. Ele é um gênero muito representativo na sociedade e por este motivo a sua forma e função devem ser conhecido e reconhecido por todos que o usam ou não, para comunicar-se. Tendo em vista a dificuldade para encontrarmos estudos sobre os gráficos, apenas Sousa (2013), a nossa pesquisa conseguiu perceber que a representatividade do gênero em foco, elenca-se muito nos padrões opostos da função que todo e qualquer gênero textual desempenha em sociedade.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1285
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