Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1276
Título: A pronúncia do R retroflexo do inglês por alunos de uma escola de idiomas em Serra Talhada-PE
Autor: Pereira, Alana Santos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/0849895202690132
Orientador: Santos, Renata Lívia de Araújo
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7009377945244623
Palavras-chave: Fonética;Sociolinguística;Língua inglesa
Data do documento: 2018
Citação: PEREIRA, Alana Santos. A pronúncia do R retroflexo do inglês por alunos de uma escola de idiomas em Serra Talhada -PE. 2018. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2018.
Abstract: his research aims to analyze the pronunciationofEnglish Language retroflex in the speech of students of a language school located in Serra Talhada-PE.For that, we use as theoretical and methodological support the assumptions of Variationist Sociolinguistics, which seeks to explain the language in use, as well as its relation with society, in order to analyze the social factors that act on the phenomenon, in the studied community of speech.In the same way, we turn to Phonetics and Phonology, in a Structuralist perspective, with the intention of describing the studied phone, as well as the linguistic factors that can act on it.Assuming that there is variation in the speech of individuals belonging to the same linguistic community, and that this variation extends to the process of learning a foreign language, we select some factors, linguistic and extralinguistic, raising hypotheses that such factors may cause a variation in pronunciationof the retroflex, namely: theposition of the phone in the word, the level of proficiency of the learner and the level of monitoring in the reading of the material used in the data collection.Thus, we recorded the speech of 10 informants enrolled in the selected school language for the research –being 5 of the basic level II and 5 of the advanced level –and proposed the reading of the following material for the collection of data that composed the present study: listof words, list of images and a text containing words that presented the retroflex, in order to ascertain our initial hypothesis that the advanced level would present greater proficiency than the basic level in the pronunciation of the phone.Finally, we performed the corpus analysis, concluding that there is variation inthe English Language learners' speech, confirming that students at the advanced level demonstrate greater proficiency in the retroflex articulation than the students at the basic level, and proving that there are both linguistic factors and factorsextralinguistics favoringvariation, such as the replacement of the retroflex/I/by the tepe by the aspirate/r/, in addition to the erasure of the phone.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a pronúncia do r retroflexo da Língua Inglesa na fala de estudantes de uma escola de idiomas localizada na Serra Talhada - PE. Para tanto, utilizamos como suporte teórico-metodológico os pressupostos da Sociolinguística Variacionista, que busca explicar a língua em uso, bem como sua relação com a sociedade, a fim de analisarmos os fatores sociais que atuam sobreo fenômeno, na comunidade de fala estudada. Da mesma forma, recorremos à Fonética e Fonologia, numa perspectiva Estruturalista, com a intenção de fazermos a descrição do fone estudado, como também dos fatores linguísticos que podem atuar sobre ele. Assumindo que existe variação na fala de indivíduos pertencentes a uma mesma comunidade linguística, e que essa variação se estende ao processo de aprendizagem de uma língua estrangeira, selecionamos alguns fatores, linguísticos e extralinguísticos, levantando hipóteses de que tais fatores possam provocar uma variação na pronúncia do retroflexo, a saber: a posição do fone na palavra, o nível de proficiência do aprendiz e o nível de monitoramento na leitura do material utilizado na coleta dos dados. Assim sendo, gravamos a fala de 10 informantes matriculados na escola de idiomas selecionada para a pesquisa –sendo 5 do nível básico II e 5 do nível avançado –e propusemos a leitura do seguinte material para a coleta dos dados que compuseram o presente estudo: listade palavras, lista de imagens e um texto contendo palavras que apresentassem o retroflexo, no intuito de averiguar nossa hipótese inicial de que o nível avançado apresentaria maior proficiência que o nível básico na pronúncia do fone. Finalmente, realizamos a análise do corpus, concluindo que existe variação na fala dos aprendizes da Língua Inglesa, confirmando que os alunos do nível avançado demonstram maior proficiência na articulação do retroflexo que os alunos do nível básico, e comprovando que há tanto fatores linguísticos quanto fatores extralinguísticos favorecem a variação, tais como a substituição do retroflexo /I/pelo tepe /r/ pela aspirada /h/, além do apagamento do fone.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1276
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAST)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_alanasantospereira.pdf993,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.