Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1275
Título: Alfabetização e letramento em turmas multisseriadas: um estudo sobre as práticas pedagógicas no município de Calumbi -PE
Autor: Silva, Aiane Erica da
Orientador: Berto, Jane Cristina Beltramini
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5158679260858327
Palavras-chave: Prática de ensino;Educação –Estudo e ensino;Estratégias de aprendizagem
Data do documento: 2019
Citação: SILVA, Aiane Erica da. Alfabetização e letramento em turmas multisseriadas: um estudo sobre as práticas pedagógicas no município de Calumbi -PE. 2019. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.
Abstract: This work aimed to understand the teaching practice in the multi-series classes, in order to identify what strategies teachers develop to deal with the learning levels of each student. Specifically, it aims to: a) understand the theoretical-methodological referrals of the teacher; b) to improve our understanding of Field Schools and to reconstruct our imaginary about the education given there; c) characterize the pedagogical actions during the literacy phase and for this, we seek to base the theoretical postulates of Mendonça (2007), Hage (2006), Magda Soares (2004), among others. In order to do so, we carried out a case study, based on the qualitative research, with an ethnographic nature, with emphasis on the pedagogical practices carried out by two teachers of mutisseriado teaching, inSchool of the Field, specifically in the municipality of Calumbi-PE. Methodological procedure, we used reports of classroom observations and an interview, in addition to collecting both bibliographic and observational data during the pedagogical practices carried out. The results pointed out that it is possible to reach the quality of education in the multi-series classes, through educational practices that use different methodologies, and that provide both the literacy development and the literacy of each subject, in order to recognize reading and writing as practices social, and which is perceived as part of society and can contribute to social transformation.
Resumo: Esse trabalho teve como objetivo compreender a prática docente nas turmas multisseriadas,a fim de buscar identificar quais estratégias os professores desenvolvem para lidar com os níveis de aprendizagem de cada aluno. Especificamente, objetiva, ainda:a) compreender os encaminhamentos teórico-metodológicos do professor; b) aprimorar nossa compreensão sobre Escolas do Campo e reconstruir nosso imaginário sobre o ensino ali ministrado; c) caracterizar as ações pedagógicas, durante a fase de alfabetização. Para isso, buscamos embasamento nos postulados teóricos de Mendonça (2007), Hage (2006), Magda Soares (2004), entre outros. Para tanto,realizamos um estudo de caso,a partir da pesquisa de caráter qualitativo, com natureza etnográfica, com ênfase nas práticas pedagógicas realizadas por duas professoras de ensino mutisseriado, em Escola do Campo,especificamente do município de Calumbi-PE. Como procedimento metodológico utilizamos relatórios de observações de aulas, e uma entrevista, além de serem coletados dados tanto bibliográficos quanto observacionais durante as práticas pedagógicas realizadas.Os resultados apontaram que é possível atingir a qualidade da educação nas classes multisseriadas, por meio de práticas educacionais que utilizem diferentes metodologias, e que proporcionem tanto o desenvolvimento da alfabetização quanto do letramento de cada sujeito,afim de que reconheça a leitura e escrita como práticas sociais, e que se perceba como parte da sociedade e possa contribuir para a transformação social.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1275
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAST)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_aianeericadasilva.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.