Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1240
Título: Diagnóstico das perdas pós-colheita de frutas e hortaliças em feira livre de São José do Belmonte
Autor: Santos, Rayany da Silva
Orientador: Viégas, Ellen Karine Diniz
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/4556284790526830
Palavras-chave: Feiras livres;Desperdício (Economia);Colheita
Data do documento: 2019
Citação: SANTOS, Rayany da Silva. Diagnóstico das perdas pós-colheita de frutas e hortaliças em feira livre de São José do Belmonte. 2019. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.
Resumo: À medida que aumenta a população mundial, o mundo se encontra diante de um grande desafio que é alimentar milhares de pessoas e com alimentos de boa qualidade, seguro e em boas condições. Desse modo, para que seja possível superar esse grande desafio é necessário fazer o uso de medidas de aperfeiçoamento da cadeia produtiva, já que durante a pós-colheita as perdas de frutas e hortaliças ocorrem de maneira demasiada.Estudos revelam que os índices e as causas confiáveis das perdas pós-colheita são de relevante importância, constituindo requisito para o declínio de desperdícios, elevando assim o lucro e a competitividade dos participantes da cadeia ao mesmo tempo em que colaboram para a permanência e a evolução da atividade econômica. Diversos produtos hortifrutícolas são comercializados e desperdiçados em supermercados e feira livres. No entanto, há deficiência de planos gestores que visem minimizar as perdas pós-colheita e ou diagnosticá-las. Diante de tal situação, este trabalho teve por objetivo fazer um diagnóstico das perdas de frutas e hortaliças comercializadas in natura na feira livre localizados na cidade de São José do Belmonte(PE). A fim de atingir tal objetivo, inicialmente foi aplicado questionários a vinte feirantes da feira livre, de acordo com os resultados do questionário foram realizadas visitas semanais ao longo de 5 meses em todas as bancas dos feirantes que demonstraram consentimento,para a realizar a pesagem dos vegetais considerados não aptos para o consumo humano. Com o objetivo de descrever os dados obtidos recorreu aos métodos multivariados, inicialmente realizou-se a análise de Clusterpara verificar os grupos formados no dendograma, esses grupos foram definidos pelo o traçado de uma linha no eixo horizontal, chamada de “Linha de Fenon”, através dessa linha foram definidos quatro grupos. Desse modo, o grupo I é composto pelo o feirante Nº1, tal feirante caracteriza-se por apresentar um maior índice de desperdício dos vegetais ao longo dos 5 meses, quando comprado com os demais.Após a análise de Cluster, efetuou-se o estudo da análise de componentes principais (ACP) e análise fatorial (AF), com a intenção de se obter quais a variáveis mais importantes, e entender o seu inter-relacionamento. As bancas apresentam estruturas improvisadas com caixas plásticas e os produtos acomodados sobre elas, cobertura realizada por lonas, não protegendo completamente os alimentos, expostos a condições adversas, em contato com muitas pessoas, animais, insetos, o que pode proporcionar contaminações, má condição de transporte, pois realiza em camionetes ou caminhões abertos ou cobertos por uma lona, ausência de cuidados no momento de manusear os alimentos.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1240
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Agronomia (UAST)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_rayanydasilvasantos.pdf2,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.