Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1214
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cabral, Ana Catarina dos Santos Pereira | - |
dc.contributor.author | Freitas, Caroline Vieira de | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-04T22:36:39Z | - |
dc.date.available | 2019-07-04T22:36:39Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Caroline Vieira de. Como uma professora do 3º ano do ensino fundamental organiza suas atividades para o processo ensino aprendizagem da leitura?. 2017. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1214 | - |
dc.description | O presente trabalho teve como objetivo analisar a prática de uma professora do 3º ano do Ensino Fundamental, a fim de identificar as contribuições para o processo de ensino e aprendizagem da leitura. Mais especificamente identificar e analisar o que a professora fez para o ensino da leitura; analisar o que a professora pensa sobre o processo de ensino aprendizagem da leitura; mapear e analisar os recursos didáticos utilizados pela docente para o ensino da leitura. Para isso, utilizamos como instrumento para coleta dos dados entrevista semiestruturadas e 8 observações ao longo do ano de 2017. Verificamos que a professora realiza um trabalho sistemático em relação ao ensino da leitura, priorizando textos da ordem do narrar, tais como: conto, história e fábula. Diariamente, após o recreio, realiza a atividade de leitura deleite com os alunos, e nestes momentos os ajuda a refletir sobre diferentes estratégias de leitura . Além disso, semanalmente, os alunos são levados à biblioteca, com a ajuda da docente para ler um livro. Podemos concluir que apesar de haver alunos que ainda não estão alfabetizados, há uma preocupação da docente em formar leitores de textos.No referencial teórico foram abordados os seguintes temas: O que é leitura? E o processo de ensino aprendizagem da leitura. A abordagem teórica foi feita a partir de Bamberger (1987), Brandrão(2006), Cardoso e Pelozo(2007), Carleti (2007), Colomer e Camps(2002), Kleiman (1995), Oliveira e Queiroz (2009), Souza(2010). | pt_BR |
dc.description.abstract | The present work had as objective to analyze the practice of a teacher of the 3rd year of elementary school, in order to identify the contributions to the teaching and learning process of reading. More specifically identify and analyze what the teacher did for the teaching of reading; analyze what the teacher thinks about the teaching process of reading; map and analyze the didactic resources used by the teacher to teach reading. For this, we carried out a case study, with semi-structured interviews and observations. We verified that the teacher performs a systematic work in relation to the teaching of reading, prioritizing texts of the narration order, such as: story, story, fable. Every day, after the recess, he performs the activity of reading enjoyment with the students, and at these moments helps them to reflect on different reading strategies . In addition, weekly, students are taken to the library with the help of the teacher to read a book. We can conclude that although there are students who are not yet literate, there is a concern of the teacher in forming readers of texts. In the theoretical reference the following topics were addressed: What is reading? And the process of teaching reading learning. The theoretical approach was based on Bamberger (1987), Brandrão (2006), Cardoso and Pelozo (2007), Carleti (2007), Colomer and Camps (2002), Kleiman (1995), Oliveira and Queiroz (2010). | pt_BR |
dc.format.extent | 55 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0) | pt_BR |
dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Leitura - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Didática (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Como uma professora do 3º ano do ensino fundamental organiza suas atividades para o processo ensino aprendizagem da leitura? | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7731108870085614 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_carolinevieiradefreitas.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.