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https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1212
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Teixeira, Renata Pimentel | - |
dc.contributor.author | Andrade, Rafael do Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-04T20:10:37Z | - |
dc.date.available | 2019-07-04T20:10:37Z | - |
dc.date.issued | 2019-01-30 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Rafael do Nascimento. A ilustração das literaturas infantil e juvenil na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1212 | - |
dc.description | Este artigo tem como objetivo analisar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no tocante às orientações quanto ao ensino de literatura infantil e juvenil, mais precisamente na leitura das ilustrações. Foi observado que o ensino de literatura se detém no texto verbal e que, a partir do início do letramento, a imagem é colocada em segundo plano. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema bem como uma análise crítica da BNCC quanto ao ensino, reflexão e análises de textos não-verbais. Resultados apontam para uma maior ênfase ao texto escrito, principalmente nas séries do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. No intuito de fundamentar teoricamente este trabalho, tomamos como base os estudos realizados por Hunt (2010) e Coelho (2000) sobre a crítica à Literatura infantil; os aspectos narrativos, formais, espaciais e temporais da ilustração de Linden (2011); quanto às reflexões sobre a leitura e ensino da literatura infantil e juvenil serão abordadas as ideias de Lajolo (1999 e 1988) e Zilberman (1988); bem como as ideias de Barthes (1990) quanto às características das imagens; para finalizar com Martins (1996) ampliando a discussão sobre a especificidade dos livros de imagem e ensino. Esta pesquisa mostra que a ilustração na literatura infantil e juvenil não é somente um recurso de ampliação de sentidos e de ornamentação da narrativa verbal dos livros, mas que a imagem também é texto e, no caso do livro ilustrado, desenvolve sua própria narrativa, algumas vezes estabelecendo uma relação de colaboração com o texto e outras de disjunção, possuindo uma narrativa à parte e levando o leitor ao estranhamento da tensão entre o escrito e o visual. Por fim, são analisados brevemente dois exemplos de livros ilustrados, para fundamentar as discussões empreendidas. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artículo objetiva analizar la Base Nacional Común Curricular, en lo que se refiere a las orientaciones en cuanto a la enseñanza de literatura infantil y juvenil, más precisamente en la lectura de las ilustraciones. Se observó que la enseñanza de literatura se detiene en el texto verbal y que, a partir del inicio del letramento, la imagen se pone en según plan. Por lo tanto, se realizó una revisión bibliográfica sobre el tema así como un análisis crítico de la BNCC en cuanto a la enseñanza, reflexión y análisis de textos no verbales. Los resultados apuntan a un mayor énfasis al texto escrito, principalmente a las series del 6º al 9º año de la Enseñanza Fundamental. Con el fin de fundamentar teóricamente este trabajo, tomamos como base los estudios realizados por Hunt (2010) y Coelho (2000) sobre la crítica a la literatura infantil; los aspectos narrativos, formales, espaciales y temporales de Linden (2011); en cuanto a las reflexiones sobre la lectura y enseñanza de la literatura infantil y juvenil será abordado de las ideas de Lajolo (1999 y 1988) y Zilberman (1988); así como las ideas de Barthes (1990) en cuanto a las características de las imágenes; para finalizar con Martins (1996) ampliando la discusión sobre la especificidad de los libros de imagen y enseñanza. Esta investigación muestra que la ilustración en la literatura infantil y juvenil no es sólo un recurso de ampliación de sentidos y de ornamentación de la narrativa verbal de los libros, pero que la imagen también es texto y, en el caso del libro ilustrado, desarrolla su propia narrativa, algunas a veces estableciendo una relación de colaboración con el texto y otras de disyunción, con una narrativa aparte y llevando al lector al extrañamiento de la tensión entre lo escrito y lo visual. Por último, se analizan brevemente dos ejemplos de libros ilustrados, para fundamentar las discusiones emprendidas. | pt_BR |
dc.format.extent | 41 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0) | pt_BR |
dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantojuvenil brasileira - Curriculo - Análise | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantojuvenil | pt_BR |
dc.subject | Literatura - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ilustração de livros | pt_BR |
dc.title | A ilustração das literaturas infantil e juvenil na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0535688742540094 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1789141041884024 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Letras | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Letras | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Letras (Sede) |
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