Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1204
Título: Consumo hídrico da cana-de-açúcar sob estresse salino e lâminas de lixiviação no litoral de Pernambuco
Autor: Silva Filho, Antônio Diomescio da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/5590201858478918
Orientador: Silva, Ênio Farias de França e
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1144266495720148
Palavras-chave: Cana-de-açúcar - Cultivo;Solos - Salinidade;Lixiviação;Irrigação agrícola
Data do documento: 2017
Citação: SILVA FILHO, Antônio Diomescio da. Consumo hídrico da cana-de-açúcar sob estresse salino e lâminas de lixiviação no litoral de Pernambuco. 2017. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Agrícola e Ambiental) - Departamento de Tecnologia Rural, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2017.
Resumo: O conhecimento das respostas da cana-de-açúcar à irrigação é fundamental para melhorar aspectos relacionados ao manejo e, assim, os rendimentos agroindustriais da cultura. Assim, objetivou-se por meio do presente estudo, determinar a demanda hídrica e coeficiente de cultivo da cana-de-açúcar sob diferentes níveis de salinidade e lâminas de lixiviação. O experimento foi conduzido em lisímetros na Estação de agricultura irrigada Professor Ronaldo Freire de Moura no Departamento de Engenharia Agrícola (DEAGRI) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Campus Recife. Os tratamentos foram compostos por duas lâminas de reposição da evapotranspiração da cultura (100 e 120% da ETc) e cinco níveis de salinidade da água de irrigação (0,5; 2,0;4,0; 6,0; 8,0 dS m-1). O delineamento experimental adotado é o inteiramente casualizado disposto em esquema fatorial 2 x 5, com quatro repetições. A variedade utilizada foi a RB 92579. A reposição das lâminas de água baseadas na ETc foram obtidas multiplicando-se a evapotranspiração de referência, estimada pelo método de PenmanMonteith FAO 56 a partir de dados meteorológicos coletados numa EMA anexa a área experimental pelo coeficiente de cultivo (Kc) referente a cada fase estudada. Os respectivos níveis salinos foram obtidos pela adição de níveis salinos foram obtidos pela adição de NaCl e CaCl2 a água de abastecimento da UFRPE . Aos 60 dias após o plantio iniciou-se a aplicação dos tratamentos. A demanda hídrica da cultura para as condições experimentais (ETr) foi obtida pelo método do balanço de água no solo, contabilizando as entradas e saídas de água nos lisímetros, o Kc pela relação ETr/ETo e o balanço de sais pela diferença entre a quantidade de sais adicionada no solo pela água de irrigação e lixiviada por drenagem. A evapotranspiração real da cultura (ETr) foi determinada pelo balanço hídrico nos lisímetros e o Kc mediante a razão entre ETr e a ETo. O consumo hídrico médio da cultura aos 180 DAP para as lâminas 100 e 120% ETc foi de 2,72 e 3,02 mm dia-1, respectivamente. O coeficiente da cultura foi de 0,68 e 0,77, respectivamente. Tais valores de coeficiente de cultivo são inferiores aos apresentados pela FAO e atestam a necessidade da avaliação do coeficiente de cultura em condições locais para manejo de irrigação.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1204
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Agrícola e Ambiental (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_relatorio_antoniodiomesciodasilvafilho.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.