Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1198
Título: Determinação da taxa de sobrevivência de juvenis de Litopenaeus vannamei cultivados em sistema de bioflocos e experimentalmente infectados com o vírus da Mionecrose Infecciosa (IMNV).
Autor: Araujo, Tainan Silva de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/2887982113402665
Orientador: Silva, Suzianny Maria Bezerra Cabral da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/8569566022920336
Palavras-chave: Camarões - Doenças;Camarões - Vírus;Carcinicultura
Data do documento: 17-Jan-2019
Citação: ARAUJO, Tainan Silva de. Determinação da taxa de sobrevivência de juvenis de Litopenaeus vannamei cultivados em sistema de bioflocos e experimentalmente infectados com o vírus da mionecrose infecciosa (IMNV). 2019. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Pesca) - Departamento de Pesca e Aquicultura, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumo: O estudo visava identificar a taxa de sobrevivência de juvenis do camarão marinho Litopenaeus vannamei cultivados em sistema de bioflocos (BFT), experimentalmente infectados com o Vírus da Mionecrose Infecciosa (IMNV). Foram testados dois grupos experimentais: (1) juvenis de L. vannamei alimentados com tecido de camarão infectado (IMNV) e; (2) juvenis de L. vannamei alimentados com tecido de camarão não infectado (grupo controle), com três repetições com 10 animais cada (peso médio de 2,15 g). O gurpo desafiado com IMNV teve seu desafio realizado por meio da ingestão do tecido de músculo abdominal picado de camarões contaminados com o IMNV (duas vezes ofertas por dia), durante sete dias. Para o grupo controle, a oferta foi conduzida da mesma forma substituindo o tecido contaminado por tecido de músculo abdominal picado de animais livres de patógenos específicos - SPF (não contaminado). Após este período, os animais de ambos os tratamentos foram alimentados com ração comercial à mesma biomassa, sendo monitorados diariamente por 20 dias para a observação de sinais clínicos de infecção por IMNV e mortalidade. Durante os dias de experimento, foram monitoradas as variáveis físico-químicas da água: pH e temperatura (diariamente) e; amônia total e nitrito (a cada 5 dias). As variáveis físico-químicas se mantiveram dentro dos valores adequados para L. vannamei cultivado em sistema de bioflocos. Os resultados mostram que a taxa de sobrevivência média ao final do experimento foi de 76,66% e 90% para os animais submetidos aos tratamentos com IMNV e controle, respectivamente, não sendo observada diferença significativa entre estes (P≥0,05). Quanto à taxa de infecção, não foram detectados o vírus em animais desafiados com o vírus, nem foram constatados nenhum sinal clínico nos animais de ambos os tratamentos. O presente estudo mostrou um efeito positivo do BFT sobre a taxa de sobrevivência e de infecção de juvenis de L. vannamei experimentalmente desafiados com IMNV (tratamento IMNV) e naturalmente infectados (grupo controle), uma vez que não foram observados sinais clínicos nos animais durante o experimento, indicando claramente o não desenvolvimento da doença
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1198
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia de Pesca (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_tainanasilvaraujo.pdf299,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.