Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1193
Título: Estágio supervisionado obrigatório na IBACEM agrícola: cultura da mangueira
Autor: Pereira, Clayton de Vasconcelos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/0050163044102958
Orientador: Musser, Rosimar dos Santos
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/6081373885915842
Palavras-chave: Programas de estágio;Pessoal -Treinamento;Mangueira;Manga
Data do documento: 2019
Citação: PEREIRA, Clayton de Vasconcelos. Estágio supervisionado obrigatório na IBACEM agrícola: cultura da mangueira. 2019. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) - Departamento de Agronomia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumo: O estágio foi realizado na fazenda IBACEM Agrícola Comércio e Exportação LTDA, uma das maiores produtoras de manga do Brasil, localizada na zona rural de Juazeiro –BA, e teve como objetivo vivenciar as atividades no campo de produção de manga para a exportação e mercado interno. Na fazenda são produzidas quatro variedades de mangas, Tommy Atkins, Palmer, Keitt e Kent, todas com teores de fibras, na polpa, não significativos. Todas as variedades possuem formato, sabor, tamanho e grau de coloração da casca diferente, e agradam os consumidores do mundo inteiro.Durante o estágio foram vivenciadas atividades no campo, tais como, limpeza de panículas, eliminação do embonecamento floral e vegetativo, operação de capina, escoramento dosramos comfrutos, abertura de copa, desfolha, aplicação de caulim e colheita. O presente estágio alinhou o conhecimento e atividades de campo aos conhecimentos adquiridos na academia. Além de observar o dia-a-dia dos colaboradores rurais etrazer a experiência de gestão de pessoas e planejamento diário de produção. Sendo assim, essa experiência proporcionou um conhecimento extremamente válido para quem está saindo da Universidade e necessita da prática.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1193
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_claytondevasconcelospereira.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.