Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1181
Título: Adoção do carneiro hidráulico para estudo didático
Autor: Costa, Natalice de Andrade Muniz
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/3462950762756363
Orientador: Montenegro, Abelardo Antonio de Assunção
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7947714302950574
Palavras-chave: Abastecimento de água no campo;Bombas hidráulicas;Engenharia hidráulica - Equipamentos e acessórios;Golpe de ariete
Data do documento: 2019
Citação: COSTA, Natalice de Andrade Muniz. Adoção do carneiro hidráulico para estudo didático. 2019. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Agrícola e Ambiental) - Departamento de Tecnologia Rural, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumo: Nas regiões rurais do Brasil, principalmente no nordeste, a população enfrenta grandes adversidades relacionadas com a falta de abastecimento de água e de energia elétrica. O objetivo do trabalho é estimular nos alunos de Engenharia Agrícola e Ambiental da UFRPE um pensamento mais crítico acerca das condições de trabalho do meio rural. Para isso, foi exposto o tema carneiro hidráulico, por meio da metodologia ativa, como assunto do conteúdo transiente hidráulico em conduto forçado, da disciplina de Hidraúlica Aplicada. O Carneiro é um dispositivo capaz de recalcar água de um ambiente para outro, por meio da ação da gravidade, sem utilização de uma fonte de bomba movida à energia elétrica. O experimento foi conduzido no Galpão de Máquinas da UFRPE onde os alunos puderam participar do processo construtivo do dispositivo. O Carneiro foi construído com material de PVC e apresentou uma eficiência em torno de 26% e vazão de 1,05 l/s para uma altura de recalque de 1,90 m. Portanto, o equipamento é uma alternativa sustentável e eficiente para a substituição do Carneiro Industrial, visto que não traz prejuízos à natureza e, além disso, é de baixo preço de aquisição e de fácil acesso comercial, além de dispensar fontes externas de energia.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1181
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Agrícola e Ambiental (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_natalicedeandrademunizcosta.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.