Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1176
Título: Acompanhamento da produção sucroalcooleira na Zona da Mata pernambucana
Autor: Souza, João Gabriel de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/6375382937979271
Orientador: Montenegro, Abelardo Antonio de Assunção
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7947714302950574
Palavras-chave: Cana-de-açúcar - Produção;Irrigação agrícola;Álcool - Indústria;Indústria açucareira
Data do documento: 2019
Citação: SOUZA, João Gabriel de. Acompanhamento da produção sucroalcooleira na Zona da Mata pernambucana. 2019. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Agrícola e Ambiental) - Departamento de Tecnologia Rural, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumo: O relatório de estágio relata o acompanhamento das atividades de produção da cana-de-açúcar na região da Mata Norte de Pernambuco, demonstrando as diferentes fases da produção Sucroalcooleiras. Com vistas ao desenvolvimento do presente relatório, foi realizado o acompanhamento em campo das etapasde :irrigação (incluindo os sistemas de gotejo e aspersão),preparo de solo, plantio, colheita e carregamento.Foi realizado o detalhamento dasatividades observadas durante o estágio, bem como o fornecimento de informações relevantes acerca dos diferentes regimes de irrigação, foi possível identificar que nas ultimas décadas percebeu-se a importância da irrigação para a produção de alimentos no país. Denotou-se ainda o destaque da técnica também no crescimento do cultivo da cana-de-açúcar, fenômeno que permitiu a que as usinascontinuasse a se viabilizarem economicamente, diante do crescente déficit hídrico da região. Pondera-se por fim, que o estágio foi realizado na Usina Central Olho D’Água, com acompanhamento da produção da cana-de-açúcar, e os diferentes sistemas de irrigação utilizado pela empresa pública sobre irrigação em cana-de-açúcar, com realização de visitas técnicas aos projetos de expansão dos sistemas de irrigação por gotejamento subsuperficial, bem como aos sistemas já funcionais ( onde ocorre a predominância do sistema de aspersão móvel) mantidos na Usina. Portanto, o estágio e a análise de informações, permitiram verificar que a implantação do sistema de irrigação é de fundamental importância para produção, com bons índices de produção e aumento da lucratividade.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1176
Aparece nas coleções:(CDIEAA) Trabalho de conclusão de curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_joaogabrieldesouza .pdf1,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.