Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1161
Título: Avaliação de desempenho ambiental de lavanderias de beneficiamento têxtil em Caruaru – PE
Autor: Fonseca, Agnes Camila Nascimento da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/7674860445423851
Orientador: Holanda, Romildo Morant de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/4283130448063981
Palavras-chave: Normas técnicas (Engenharia);Indicadores ambientais;Gestão ambiental - Normas;Indústria têxtil - Aspectos ambientais
Data do documento: 2017
Citação: FONSECA, Agnes Camila Nascimento da. Avaliação de desempenho ambiental de lavanderias de beneficiamento têxtil em Caruaru – PE. 2017. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Agrícola e Ambiental) - Departamento de Tecnologia Rural, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2017.
Resumo: As indústrias de confecção e têxtil atingiram desenvolvimento e expansão no agreste do estado de Pernambuco, o que desencadeou o surgimento das lavanderias industriais de peças de jeans, modificando positivamente a economia local e negativamente quanto a problemas de poluição ambiental. Este trabalho teve como objetivo a Avaliação de Desempenho Ambiental (ADA) de uma lavanderia industrial têxtil do município de Caruaru 5 em Pernambuco, através da aplicação da norma NBR ISO 14.031:2015 como forma de definir os indicadores ambientais. Como metodologia para este trabalho foram realizadas as referenciais bibliográficas, coleta dos dados para a montagem de indicadores alinhados as legislações ambientais e as boas práticas, através de visitas ao local para a identificação de fluxo de processos fabris, de tratamento e disposição de resíduos, assim como, levantamento de aspectos e impactos ambientais e índices de desempenho. Concluindo que a ADA facilita a tomada de decisões gerenciais e sendo um item de auto avaliação ambiental por meio da seleção de indicadores, coleta e análise de dados, de forma sistêmica com a fim de relatar, comunicar, analisar criticamente os pontos de melhorias.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1161
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Agrícola e Ambiental (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_agnescamilanascimentodafonseca.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.