Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1152
Título: Avaliaçâo de aprendizagem: concepções e aplicações
Autor: Nascimento, Mirleidy Esterfani Oliveira do
Endereco Lattes do autor: Não encontrado
Orientador: Silva, Suely Alves da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3497194749381919
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino;Aprendizagem;Avaliação
Data do documento: 2018
Citação: NASCIMENTO, Mirleidy Esterfani Oliveira do. Avaliaçâo de aprendizagem: concepções e aplicações. 2018. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: The objective of this research was to analyze the conceptions of some authors about the process of evaluation of learning. This theme was built in order to raise the concepts, approaches and conceptions of evaluation defined by some authors based on reports of experiences and research focused on approaches educational assessments. Where they conceptualize and justify the concept of evaluation according to several factors that intercede and influence in this process. Another factor that made me raise this theme is an experience report where I was able to experience the evaluation process as regent teacher of discipline, being able to have the vision of how the process is seen from the position that was offered to me and also I had the opportunity to follow the process where the students seek to recover the necessary score, in view of the search for “promotion” or egress in the next school year. The methodology developed was a theoretical type of literature review. We conclude in this investigation that the researched authors have a differentiated view about the evaluation in the educational learning process. And with that it was possible to have an expanded view regarding the methodologies used in the construction of the evaluation process.
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi analisar perspectivas de alguns autores sobre o processo de avaliação de aprendizado. Essa temática foi construída no intuito de se levantar os conceitos, abordagens e concepções de avaliação definidos por alguns autores a partir de relatos de experiências e pesquisas voltadas a abordagens de avaliações educacionais. Onde os mesmos conceituam e justificam o conceito de avaliação de acordo com vários fatores que intercedem e influenciam nesse processo. Outro fator que nos faz levantar esse tema é um relato de experiência onde houve a possibilidade de vivenciar o processo de construção de avaliação como professor regente de disciplina, podendo ter a visão de como o processo é visto a partir da posição ofertada e a oportunidade de acompanhar o processo onde os alunos buscam recuperar a pontuação obtida, tendo em vista a alcançar uma “promoção” ou egresso no ano letivo seguinte. O presente trabalho trata-se de abordagem qualitativa, onde se fez uso da investigação bibliográfica em carácter de analise teórica. Concluímos nesse trabalho que os autores pesquisados tem uma visão diferenciada sobre a avaliação no processo de aprendizagem educativa. E com isso foi possível ter um visão ampliada referente às metodologias utilizadas na construção do processo avaliativo.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1152
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Química (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_mirleidyesterfanioliveiradonascimento.pdf229,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.