Please use this identifier to cite or link to this item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1134
Title: Relatório de estágio supervisionado obrigatório na fazenda Green Valle Agro: cultura da mangueira (Mangifera indica l.)
Authors: Freitas, Filipe Augusto França
metadata.dc.contributor.authorLattes: http://lattes.cnpq.br/4523022518742733
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Mairon Moura da
metadata.dc.contributor.advisorLattes: http://lattes.cnpq.br/7221534109119948
Keywords: Poda;Frutas - Doenças e pragas;Manga
Issue Date: 17-Aug-2018
Citation: FREITAS, Filipe Augusto França. Relatório de estágio supervisionado obrigatório na fazenda Green Valle Agro: cultura da mangueira (Mangifera indica L.). 2018. 47 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.
Description: O estágio supervisionado obrigatório foi realizado na empresa Green Valle Agro localizada no município de Petrolina - PE, na região do Vale do São Francisco, Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho (lote 1.642), BR 235 em frente ao Aeroporto Senador Nilo Coelho. O período foi de 02 de maio de 2018 a 20 de junho de 2018, obtendo uma carga horária de 210 horas. A fazenda possui de área total 290 hectares, da qual 87 hectares são utilizados para o cultivo da manga com as seguintes variedades: Tommy Atkins, Keitt e Kent. Houve o aprendizado da prática do cultivo da mangueira (Mangifera indica L.) que pertence à família das Anacardiaceae. A cultura vem se destacando no Vale de São Francisco devido ao clima tropical, que propicia a produção de manga o ano todo, desde que sejam utilizadas as técnicas de indução floral. As atividades desenvolvidas na empresa durante o período do estágio foram: plantio de mudas da variedade Kent adensado, algumas podas como a de formação, anual (limpeza, correção de arquitetura) e a desfolha. Também as técnicas de indução floral como: aplicação de paclobutrazol foi realizada manualmente no solo (projeção das raízes), sulfato de potássio, etefon e nitratos aplicados via pulverizador. A adubação foi realizada de acordo com a fase da cultura via fertirrigação utilizando o sistema de irrigação localizada (microaspessão) por permitir fácil percepção dos entupimentos. Foi observado também pragas e doenças, como também seu devido controle, e a colheita que foi realizada para mercado interno e exportação.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1134
Appears in Collections:TCC - Bacharelado em Agronomia (UAG)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_eso_filipeaugustofrançafreitas.pdf4,39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.