Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/113
Título: Solos inundados e suas influências no desenvolvimento de espécies de Eucalyptus
Autor: Silva, José Antônio Aleixo da
Lêdo, Álvaro Antônio Magalhães
Santos, Germi Porto
Palavras-chave: Eucalipto;Mirtacea
Data do documento: 1978
Citação: SILVA, José Antônio Aleixo da; LÊDO, Álvaro Antônio Magalhães; SANTOS, Germi Porto. Solos inundados e suas influências no desenvolvimento de espécies de Eucalyptus. Cadernos Ômega, Recife, v.2, n.1, p. 61-70, jul. 1978.
Abstract: A inundação é um fator ambiental que pode ser limitante para uma floresta natural ou artificial, pois esta cria situações contrarias as normais a que as arvores estão submetidas. Os danos causados a árvore pela inundação são variáveis dependendo da tolerância da espécie, idade da árvore, época, intensidade e duração da inundação e a profundidade que a mesma atinge. A diminuição da aeração é uma das principais conseqüências, que por sua vez causa transtornos fisiológicos na árvore, perturbações biológicas no solo, desenvolvimento de uma flora saprófita, parasitária e anaeróbica etc. Vários autores citam que os eucaliptos são árvores bem adaptáveis a tais condições de solo inundado, pois estes possuem elevada taxa de transpiração e sistema radicular profundo, o que explora uma maior superfície do solo. Outros rebatem tais afirmações citando que certas essências nativas consomem mais água que os eucaliptos . Então como o número de espécies os eucaliptos existentes é grande, cremos que o problema está na escolha adequada da espécie para tal condição, no caso, solo inundado.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/113
Aparece nas coleções:v. 2, n. 1, jul. 1978

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OME_v2_n1_1978_06.pdf300,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.