Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1119
Título: Elaboração, aplicação e validação de uma sequência didática à luz do Modelo das Múltiplas Perspectivas – Pernambuco (MoMuP-PE) para a construção de conceitos Bioquímicos
Autor: André, Woldney Damião Silva
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/6662157998132537
Orientador: Couto, Janaína de Albuquerque
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7709040837130788
Co-orientador : Sá, Risonilta Germano Bezerra de
Endereço Lattes do Co-orientador : http://lattes.cnpq.br/6164731091247331
Palavras-chave: Bioquímica - Estudo e ensino;Prática de ensino;Aprendizagem;Didática
Data do documento: 2019
Citação: ANDRÉ, Eric Woldney Damião Silva. Elaboração, aplicação e validação de uma sequência didática à luz do Modelo das Múltiplas Perspectivas – Pernambuco (MoMuP-PE) para a construção de conceitos Bioquímicos. 2019. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Departamento de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: The teaching-learning process of Biochemistry comes up against some difficulties, which can be attributed to the need for a systemic view about its themes, which permeate between a macro and microuniverse. In an attempt investigate an enabling strategy for the construction of biochemical concepts, we seek to develop, implement and validate a Teaching Sequence (SD), based on theoretical assumptions established by the Model of Multiple PerspectivesPernambuco (MoMuP-PE), bringing aspects of food as problematizing context. In the present research, the SD built, was applied in a class of the technical course in Agropecuária integrated to the High School linked to the Agricultural College Dom Augustinho Ikas (CODAI / UFRPE), within the scope of a school intervention linked to an institutional extension project. The purpose of this research was to guide the planned actions involving the construction of concepts involving energetic metabolism, predicted in High School, working the composition of food within a chemical and biological universe, being these articulated to the concept of health and society. From the analysis of the questionnaires applied before and after the intervention, as well as the activities produced during the SD, it was possible to validate the proposed SD, in view of the conceptual re-elaborations carried out by the students and the articulations involving the micro and macro nutrients, the process feed, and the factors which interfere with building a healthy eating habit. In this sense, the theoreticalmethodological assumptions of MoMuP-PE guided the construction of the actions present in the SD developed, so that, from these orientations present in the proposed actions, allowed the students to experience, in an initial study perspective, activities of deconstruction and reconstructions (mental and materialized), leading them in the process of conceptual elaboration in a pragmatic and articulated perspective, permeating in this process, the thematic crossings observed throughout the activities.
Resumo: O processo de ensino-aprendizagem da Bioquímica apresenta algumas dificuldades, dentre ela podemos destacar as atribuídas à necessidade de um olhar sistêmico acerca de suas temáticas, as quais permeiam entre um macro e microuniverso. Numa tentativa de investigarmos uma estratégia facilitadora para a construção de conceitos bioquímicos, buscamos elaborar, aplicar e validar uma Sequência Didática (SD), com base nos pressupostos teóricos estabelecidos pelo Modelo das Múltiplas Perspectivas-Pernambuco (MoMuPPE), trazendo aspectos da alimentação como contexto problematizador. Na presente pesquisa, a SD construída, foi aplicada em uma turma do curso técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio vinculado ao Colégio Agrícola Dom Augustinho Ikas (CODAI/UFRPE), no âmbito de uma intervenção escolar atrelada a um projeto de extensão institucional. A SD pesquisada teve como objetivo orientar as ações previstas na construção de conceitos envolvendo o metabolismo energético, conteúdo previsto no Ensino Médio, trabalhando-se a composição dos alimentos dentro de um universo químico e biológico, estando esses articulados ao conceito de saúde e sociedade. A partir das análises de questionários aplicados antes e depois da intervenção, como também das atividades produzidas durante a SD, foi possível validar a SD proposta, tendo em vista as reelaborações conceituais realizadas pelos estudantes e as articulações envolvendo os micro e macro nutrientes, o processo de alimentação e os fatores que interferem na construção de um hábito de alimentação saudável. Nesse sentido, os pressupostos teórico metodológicos do MoMuP-PE orientaram a construção das ações presentes na SD desenvolvida, de forma que, a partir dessas orientações presentes nas ações propostas, permitiram aos estudantes vivenciarem, ainda numa perspectiva inicial de estudo, atividades de desconstruções e reconstruções (mentais e materializadas), conduzindo-os no processo de elaboração conceitual numa perspectiva paradigmática e articulada, permeando neste processo, as travessias temáticas, observadas ao longo das atividades.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1119
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