Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/111
Título: Eriofideos (Er-Cophydae, Aaariformes) de Pernambuco
Autor: Arruda, Geraldo Pereira de
Arruda, Eneide Carvalho de
Palavras-chave: Ácaros de plantas;Plantas - Parasitos;Pragas agrícolas
Data do documento: 1978
Citação: ARRUDA, Geraldo Pereira de; ARRUDA, Eneide Carvalho de. Eriofideos (Er-Cophydae, Aaariformes) de Pernambuco. Cadernos Ômega, Recife, v.2, n.1, p. 39-44, jul. 1978.
Abstract: Os ácaros são os menores artrõpodos conheci dos,pertencem a subclasse ácari da classe Arachnida. Apresentara como característica básica, ausência de segmentação, de antenas e as peças bucais formadas por um par de quelíceras localizadas no gnatossoma (região anterior do corpo). A maioria dos ácaros fitófagos apresentam as quelTceras modificadas em estiletes. Os ácaros fitófagos constituem pragas tão importantes como os insetos. Causam danos e prejuízos em plantas cultivadas, sendo responsáveis até por transmissão de virose. De um modo geral, os ãcaros adultos apresentam quatro pares de patas. Os eriofideos constituem uma exceção apresentando apenas dois pares. Os fatores climáticos, umidade, temperatura, vento e chuva, são de importância capital no desenvolvimento e proliferação dos eriofídeos. Apesar de apresentarem corpo delicado de tegumento frágil, os eriofídeos são encontrados em condições de clima muito adverso, assim como o ácaro do bronzeamento do tomateiro que ocorre no sertão de Pernambuco, e o causador da necrose do " olho" do coqueiro, cujo ataque nas plantas novas se verifica no período de verão (estação seca).
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/111
Aparece nas coleções:v. 2, n. 1, jul. 1978

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OME_v2_n1_1978_04.pdf144,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.