Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1089
Título: Estágio supervisionado obrigatório: controle zootécnico em búfalos: índices produtivos
Autor: Oliveira, Jonas Lucas Santos de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/5658924660479111
Orientador: Bispo, Safira Valença
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2541084650429493
Palavras-chave: Ruminante;Búfalos - Criação;Búfalos - Alimentação e rações
Data do documento: 16-Ago-2018
Citação: OLIVEIRA, Jonas Lucas Santos de. Estágio supervisionado obrigatório: controle zootécnico em búfalos: índices produtivos. 2018. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Zootecnia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.
Resumo: A bubalinocultura vem ao longo dos anos crescendo dentro da pecuária brasileira, devido ao manejo mais eficiente e melhor seleção. Outro fator de suma importância e o controle zootécnico, pois através dele podemos modificar situações que irão aumentar a produção do rebanho. O objetivo deste trabalho foi avaliar dados de índices produtivos dos animais de uma propriedade leiteira através do uso de software de controle zootécnico, para a tomada de decisões e facilitar o manejo diário na propriedade. Alguns índices merecem destaque, como a produção por lactação, produção diária, dias em lactação, produção de acordo com a ordem da lactação. Todos os registros de produção foram oriundos da fazenda FACO, com uma totalidade de 115 búfalas em lactação. Para a análise dos dados foi utilizado o software de gestão em pecuária qual Smart milk. É possível observar que durante os oito anos observados houve aumento da produção, saindo de um total de 1011 kg de leite por lactação e média de 300 dias de lactação em 2011 para 1546 de kg de leite lactação em 2017 e média de 290 dias em lactação. Ao término deste trabalho é possível concluir que a bubalinocultura demostrar ter um grande potencial a ser explorado, para isso ainda é necessário de esforços não somente dos criadores, mais também dos profissionais das agrárias, e conscientização da população dos benefícios dos produtos de origem bubalina.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1089
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Zootecnia (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_jonaslucassantosdeoliveira.pdf1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.