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Título: Uma análise do gerenciamento de serviços de TI baseada no ITIL em uma organização educacional privada
Autor: Felix, Eduardo Ferreira
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8763698582076780
Orientador: Ximenes, Assuero Fonseca
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0060135791012696
Palavras-chave: Tecnologia da informação;Bibliotecas escolares;Sistemas de recuperação da informação - tECNOLOGIA
Data do documento: 15-Ago-2018
Citação: FELIX, Eduardo Ferreira.Uma análise do gerenciamento de serviços de TI baseada no ITIL em uma organização educacional privada.2018.73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.
Abstract: This research had the objective to analyze the practices adopted by the management of IT services in a private educational organization in Garanhuns. In this direction, it was proposed to investigate how the organization manages IT services and, from this, to identify the managements used by the ITIL good practices library and to verify what the benefits would be due to the adoption of the ITIL methodology for the organization and, in addition, it was tried to investigate what are the main difficulties in the organization for not using the good practices proposed by ITIL. In order to reach the objectives of this work, we used field exploratory research and systematic observations and semi-structured interviews were used as collection instruments. On this, the analysis of the data revealed that the IT manager seeks to manage IT services without following any model of IT governance, which generates enough problems day after day of the organization. During the observation, it was verified that the IT manager deployed two of the managements following the ITIL model that were the configuration management and the service center. Finally, data analysis allowed the understanding of the transformation of tacit knowledge into explicit knowledge of daily work practice. The presentation of the results of the experiences of the professionals, from the identification of the following phenomenon in relation to the services allowed the identification of the phenomenon that was synthesized as the management of the technological services without following well-defined standards proposed by the IT governance. Through the discovery of the phenomenon were listed the categories that helped to understand the current reality of the company in relation to IT services and demonstrated the advantages of following an IT governance model based on ITIL.
Resumo: Esta pesquisa buscou analisar as práticas adotadas pela gestão de serviços de TI em uma organização educacional privada da cidade de Garanhuns. Nesta direção, propôs-se investigar como a organização faz o gerenciamento de serviços de TI e, a partir disto, identificar as gerências utilizadas pela biblioteca de boas práticas do ITIL, verificar quais seriam os benefícios ocasionados pela adoção da metodologia ITIL para a organização e, além disso, procurou investigar quais são as principais dificuldades existentes na organização por não utilizar as boas práticas proposta pela ITIL. Para conseguir atingir aos objetivos deste trabalho foi utilizado à pesquisa de campo do tipo exploratória e como instrumentos de coleta foram utilizadas observações sistemáticas e entrevista semiestruturada. Diante disto, a análise dos dados revelou que o gestor de TI procura fazer o gerenciamento de serviços de TI sem seguir nenhum modelo de governança de TI, o que gera bastantes problemas no dia a dia da organização. Durante a observação foi verificado que o gestor de TI implantou duas das gerencias seguindo o modelo ITIL que foram o gerenciamento de configuração e a central de serviços. Por fim, a análise dos dados permitiu a compreensão da transformação do conhecimento tácito em conhecimento explícito da prática do trabalho diário. A apresentação dos resultados das experiências dos profissionais, a partir da identificação do seguinte fenômeno em relação aos serviços permitiu a identificação do fenômeno que foi sintetizado como sendo o gerenciamento dos serviços tecnológicos sem seguir padrões bem definidos propostos pela governança de TI. Por meio da descoberta do fenômeno foram elencadas as categorias que ajudaram a entender a realidade atual da empresa em relação aos serviços de TI e demonstrou as vantagens em seguir um modelo de governança de TI baseadas no ITIL.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1063
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciência da Computação (UAG)

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