Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1041
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlencar, Anderson Fernandes de-
dc.contributor.authorLima, Ryanne Mayse Chalega-
dc.date.accessioned2019-05-20T13:55:07Z-
dc.date.available2019-05-20T13:55:07Z-
dc.date.issued2019-02-15-
dc.identifier.citationLIMA, Ryanne Mayse Chalega. A figura do coordenador pedagógico e o papel da escola na construção da identidade cultural. 2019. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1041-
dc.descriptionA profissão da coordenação pedagógica recebe um grau específico de importância mediante a função social que esta exerce em ser a articuladora entre as propostas curriculares e os docentes da instituição no campo pedagógico, organizando juntos a estes a reflexão, a participação e os meios para a implementação da mesma, de tal forma que a escola possa cumprir sua tarefa em garantir o direito de todos os alunos de aprender. Neste sentido, o presente trabalho se propôs a realizar uma pesquisa exploratória em uma comunidade quilombola do município de Garanhuns-PE, foi adotado como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada tendo como foco a gestão educacional e o papel desempenhado pela coordenação pedagógica no processo de organização do trabalho educativo. Compreendendo a Educação Quilombola enquanto modalidade específica que deve ser contemplada em todos os seus aspectos a fim de possibilitar uma sociedade mais justa e igualitária e, portanto, as especificidades étnicas desse grupo social exigem um trabalho diferenciado na atuação do coordenador pedagógico. Buscamos analisar que ações são desempenhadas no âmbito da gestão escolar em especial pela figura da coordenação pedagógica para o processo de construção da identidade cultural. Enquanto resultados obtidos foi possível analisar que muitos são os limites e desafios enfrentados pelo coordenador na tentativa de desenvolver sua função articuladora, cumprindo importante papel sendo ator privilegiado em garantir o direito à Educação Quilombola de qualidade.pt_BR
dc.description.abstractThe profession of pedagogical coordination receives a specific degree of importance through the social function that it exerts in being the articulator between the curricular proposals and the teachers of the institution in the pedagogical field, organizing together the reflection, the participation and the means for the implementation so that the school can fulfill its task in guaranteeing the right of all students to learn. In this sense, the present work intends to carry out a case study in a community quilombola in the taun of Garanhuns PE focusing on the educational management and the role played by the pedagogical coordination in the process of organization of educational work. Understanding Quilombola Education as a specific modality that must be contemplated in all its aspects in order to make possible a more just and egalitarian society, and therefore, the ethnic specificities of this social group require a differentiated work in the pedagogical coordinator, we seek to analyze what actions are performed by the school management especially in particular by the figure of pedagogical coordination for the process of construction of cultural identity. As results obtained it was possible to analyze that many are the limits and challenges faced by the coordinator in the attempt to develop his articulating function, fulfilling an important role being privileged actor in guaranteeing the right to quality in Quilombola Education.pt_BR
dc.format.extent24 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCoordenadores educacionaispt_BR
dc.subjectQuilombolas - Educaçãopt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.titleA figura do coordenador pedagógico e o papel da escola na construção da identidade culturalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4008931055835302pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9517716593738845pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localGaranhunspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Garanhunspt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_ryannemaysechalegalima.pdf506,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.