Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1040
Título: Rodas de história: estratégias utilizadas por uma professora de educação infantil II
Autor: Severo, Maria Helena Santos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8225438656557853
Orientador: Silva, Elaine Cristina Nascimento da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2898599129662523
Palavras-chave: Educação de crianças;Leitura;Prática de ensino
Data do documento: 15-Fev-2019
Citação: SEVERO, Maria Helena Santos. Rodas de história: estratégias utilizadas por uma professora de educação infantil II. 2019. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Resumo: A leitura, além de aguçar a curiosidade, desperta a imaginação, a criatividade e o desenvolvimento cognitivo. A aprendizagem da leitura acontece na escola através de atividades sistemáticas elaboradas pelo(a) professor(a). Uma dessas atividades são as rodas de história aplicadas na Educação Infantil, que auxiliam o ensino e a aprendizagem da leitura. Para tal, é necessário que o(a) professor(a) compreenda e aplique as estratégias de leitura recomendadas. Por essa razão, nos propomos a investigar como é realizado o trabalho com a leitura nas rodas de história na Educação Infantil. Para tanto, buscamos: Identificar as habilidades de leitura exploradas; Distinguir as estratégias de leitura utilizadas; Analisar os textos escolhidos pela professora para ler nas rodas de história; Analisar a mediação da professora durante as rodas de história. Foram realizadas cinco observações de rodas de leitura em uma turma da Educação Infantil II e uma entrevista com a docente, ambas áudio-gravadas e transcritas. Os resultados obtidos nos fizeram perceber, inicialmente, que a professora realiza rodas de leitura diariamente. Identificamos também que a mesma não aplicou todas as estratégias de leitura necessárias nas rodas de história, mas as utilizadas foram de grande valia, proporcionando à hora da leitura um momento de lazer, aprendizagem e interação. Além disso, identificamos que a professora utilizava os três momentos de leitura: o antes, o durante e o depois, provocando, assim, a atenção dos alunos e auxiliando na compreensão do texto. Compreendemos com o estudo do referencial teórico e a análise dos dados que é imprescindível o uso de diferentes estratégias de leitura para estimular o aluno a ouvir, compreender e argumentar o que está sendo lido.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1040
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_mariahelenasantossevero.pdf330,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.