Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1039
Title: | Ensino da compreensão leitora no livro didático do 3° ano do ensino fundamental |
Authors: | Lucena, Jéssica da Silva Gonçalves |
metadata.dc.contributor.authorLattes: | http://lattes.cnpq.br/7362093701973595 |
metadata.dc.contributor.advisor: | Silva, Leila Nascimento da |
metadata.dc.contributor.advisorLattes: | http://lattes.cnpq.br/5525936095476415 |
Keywords: | Leitura;Livros didáticos;Ensino fundamental |
Issue Date: | 7-Feb-2019 |
Citation: | LUCENA, Jéssica da Silva Gonçalves. Ensino da compreensão leitora no livro didático do 3º ano do ensino fundamental. 2019. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019. |
Description: | Este trabalho tem como objetivo analisar quais estratégias e procedimentos de leitura que são abordadas em um livro didático, e de que forma as situações localizadas favorecem a ampliação da compreensão leitora dos alunos. Realizamos a análise do Livro Didático de Língua Portuguesa do 3º ano do Ensino Fundamental (anos iniciais), utilizado na rede municipal de ensino da cidade de Garanhuns-PE no período de 2016 a 2018, enquadra-se como análise documental com uma abordagem qualitativa. Tivemos como pressupostos teóricos: Barbosa (2006), Colomer e Camps (2002), Fonseca (2002), Goodman (1988), Gough (1972), Ludke e André (2012), Porto (2017), entre outros. O Livro Didático de Língua Portuguesa (LDP), analisado, contempla várias das estratégias e procedimentos de leitura preconizados pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017). Notamos na análise que houve estratégias com uma frequência superior as outras, como por exemplo: Estabelecer relações entre o texto e conhecimentos prévios, Localizar informações, Inferir informações implícitas, etc. Contudo, outros também estavam presentes, tais como: Apreender os sentidos globais do texto e Reconhecer/inferir o tema, mas foram abordadas com menos ênfase. Concluímos que, mesmo enfatizando certas estratégias e procedimentos, o LDP diversificou a abordagem, mostrando assim a riqueza de conteúdo e a preocupação com a formação do cidadão leitor, além de contribuir, de forma clara, para o letramento dos alunos. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1039 |
Appears in Collections: | TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAG) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_jéssicadasilvagonçalveslucena.pdf | 830,29 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.