Please use this identifier to cite or link to this item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1038
Title: Um olhar sobre a educação ambiental: perspectivas do professor e do coordenador pedagógico
Authors: Correia, Hellen Cricia Vilela
metadata.dc.contributor.authorLattes: http://lattes.cnpq.br/4030721971150189
metadata.dc.contributor.advisor: Souza Júnior, Cláudio Galvão de
metadata.dc.contributor.advisorLattes: http://lattes.cnpq.br/4962378893474390
Keywords: Educação ambiental;Professores - Avaliação;Orientadores educacionais;Educação de crianças
Issue Date: 13-Feb-2019
Citation: CORREIA, Hellen Cricia Vilela. Um olhar sobre a educação ambiental: perspectivas do professor e do coordenador pedagógico. 2019. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Abstract: The school is a crucial element to create environmental awareness, ideally the environmental theme should be present from the earliest years and accompany the student during all levels of education. The general objective of this work was to know the reality of Environmental Education from the perspective of the teacher and the pedagogical coordinator. The present research has as subject two coordinators and four teachers of early childhood education and the first year of elementary education of two public schools located in the municipality of São João - PE and Garanhuns - PE. The research instrument for the data collection was the semi-structured interview with four teachers and two coordinators. In view of the data collection, it can be seen that the questions presented by the teachers and the coordinators of the two schools are similar regarding the importance of teaching and developing activities in Environmental Education. And despite the limitations and difficulties, it is clear that there is commitment and joint activity in the development of work with Environmental Education.
Description: A escola é um elemento crucial para criar a consciência ambiental, o ideal é que a temática ambiental esteja presente desde os anos iniciais e acompanhe o aluno durante todos os níveis de ensino. O objetivo geral desse trabalho foi de conhecer a realidade da Educação Ambiental sob a perspectiva do professor e do coordenador pedagógico. A presente pesquisa tem como sujeitos duas coordenadoras e quatro professoras da educação infantil e do primeiro ano do ensino fundamental de duas escolas públicas localizadas no município de São João – PE e no de Garanhuns – PE. O instrumento de pesquisa para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada com quatro professores e duas coordenadores. Diante do levantamento de dados, pode-se perceber que as questões apresentadas pelos professores e pelas coordenadoras das duas escolas são semelhantes quanto a importância de se ensinar e desenvolver atividades em Educação Ambiental. E, apesar das limitações e dificuldades, é notório que existe empenho e atividade conjunta no desenvolvimento do trabalho com a Educação Ambiental.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1038
Appears in Collections:TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAG)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_art_hellencriciavilelacorreia.pdf1,64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.