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Título: O ensino da habilidade de compreensão auditiva em língua inglesa: abordagem teórico-prática para graduandos de licenciatura em letras
Autor: Souza, Swianne da Silva Dias
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/9372689012125207
Orientador: Lopes, Diana Vasconcelos
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/9825478087460880
Palavras-chave: Comunicação;Língua inglesa - Estudo e ensino;Língua inglesa - Pronúncia
Data do documento: 10-Ago-2018
Citação: SOUZA, Swianne da Silva Dias.O ensino da habilidade de compreensão auditiva em língua inglesa: abordagem teórico-prática para graduandos de licenciatura em letras.2018.99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.
Abstract: The present research aims to highlight the importance of working on the theoretical and practical aspects of the teaching of the listening comprehension skill in English as a foreign language, with undergraduate students, studying to obtain their degree in Languages (Licenciate Degree in Languages), with the main purpose of assisting them in their educational background, intending, ultimately, to offer them a complementary training in order to better prepare them to become EFL (English as a Foreign Language) teachers, who are able to conduct their own teaching-learning processes in that language in a systematic, motivational, conscious and safe way. For this purpose, we implemented a project, in the form of an extracurricular workshop, which aimed at presenting some theories and strategies for the teaching of listening comprehension in English, to a group of volunteer students (undergraduate in language teaching). To these undergraduates, focal subjects of the research, it was offered the opportunity to broaden their knowledge on the theoretical basis, which support the conduction of the teaching-learning processes of listening comprehension skills in English as a foreign language. This research was based, among others, on the ideas of authors such as J.J. Wilson (2008); Brown (1994); Lopes (1996); Oliveira (2014); Goh (2003), who discuss the possibilities of turning the teaching of listening skills in English into a more productive, pleasurable, efficient and effective process. The work methodology, chosen for the implementation of the project, was carried out in the form of a theoretical-practical workshop designed to allow the improvement of the listening comprehension ability of a group of volunteer students of languages (Portuguese/English), regularly registered in the Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE), Campus of Garanhuns (UAG). It is, therefore, a research of fundamentally qualitative nature, in the area of applied linguistics to the teaching of English as a foreign language. The results of the research led us to believe that, due to the fact that the teaching-learning processes of listening skills is often neglected or even ignored by some EFL teachers, all undergraduate university students of languages should be contemplated with a program, in which the effective teaching practice of the listening comprehension ability in the target language was also objectified.
Resumo: A presente pesquisa objetiva ressaltar a importância de se trabalhar os aspectos teóricos e práticos sobre o ensino da habilidade de compreensão auditiva em Inglês como língua estrangeira, junto aos graduandos do curso de Licenciatura em Letras. Com o intuito maior de auxiliá-los em sua formação acadêmica, objetivamos, em última instância, oferecer-lhes uma capacitação complementar, a fim de contribuir em sua formação acadêmica, para que se tornem docentes de língua inglesa como língua estrangeira, aptos a conduzir seus próprios processos de ensino-aprendizagem da compreensão auditiva na referida língua, de forma mais sistemática, motivacional, consciente e segura. Para tanto, implementamos um projeto, na forma de oficina extracurricular, voltada para a apresentação de algumas teorias e estratégias para o ensino da compreensão auditiva em inglês, a um grupo de alunos voluntários (licenciandos em Letras). A estes licenciandos, sujeitos focais da pesquisa, foi oferecida a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre as bases teóricas, que respaldam a condução de processos de ensino-aprendizagem da compreensão auditiva em língua inglesa. Essa pesquisa foi fundamentada, dentre outras, nas ideias de autores como J.J. Wilson (2008); Brown (1994); Lopes (1996); Oliveira (2014); Goh (2003), que discorrem sobre as possibilidades de tornar o ensino da compreensão auditiva em inglês, um processo mais produtivo, prazeroso, eficiente e eficaz. A metodologia de trabalho, eleita para implementação do projeto, constituiu-se em uma oficina teórico-prática para o aperfeiçoamento da habilidade do ensino da compreensão auditiva na língua-alvo, voltado para um grupo de voluntários, licenciandos em Letras (Português-Inglês), pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG). Trata-se, pois, de uma pesquisa de cunho fundamentalmente qualitativo, vinculada à área da linguística aplicada ao ensino de línguas estrangeiras. Os resultados da pesquisa nos levaram a acreditar que, devido ao fato de que o processo de ensino-aprendizagem da habilidade de compreensão auditiva seja frequentemente negligenciado ou, até mesmo, ignorado por parte de alguns docentes de inglês, os professores em formação nos cursos de Letras deveriam ser contemplados com uma grade curricular, na qual também fosse objetivada a efetiva prática de ensino da referida habilidade na língua-alvo.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1031
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAG)

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