Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1021
Título: Insidiosidade na retórica discursiva hitlerista: linguagem, discurso e poder
Autor: Abreu, Lorrayne Johanson de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/5349668147615825
Orientador: Lima, Cristiano Soares de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/6931282608444674
Palavras-chave: Análise do discurso;Retórica;Linguística
Data do documento: 8-Fev-2019
Citação: ABREU, Lorrayne Johanson de.Insidiosidade na retórica discursiva Hitlerista: linguagem, discurso e poder.2019.76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Abstract: Considering Adolf Hitler’s “legacy” regarding World War II (WWII), this research, based on French Psychoanalytical Discourse Analysis (hereafter DA), aims at analyzing one of Hitler's speeches, addressing Hitler’s Youth in September 1934. Observing the conditions of production of such discourse and also the rhetorical-discursive strategies of the speaker, it is possible to note different interdiscourses (and their distortions) among other theoretical elements approached by the DA Field. Once ideas “escape” to the enunciating subject, according Pêcheux (1997) and Orlandi (2009), it deems necessary to conduct a brief background history check on Hitler and then check whom were his words pointed at, since the meaning of ideas can change depending on who is using them. Since the discourse, in essence, results in acting upon the other, as the speaker seeks to make the interlocutor think, say and act according to the will of the former, this research aims at shedding some light and analyzing exactly such point. In this regard, this research discusses how a population seems to have been motivated to engage on WWII through distorted and extremist discourses, and also by the use of certain ideologies spread by someone who happened to be a skilled leader and speaker. Thus, we intend to perform (and contribute to) discussions on discursive choices and their functioning; on how the discourse can reveal more than desired by the subject (which may leave marks which may reveal unconscious traits); and on what effects of meaning each of the parts of the discourse bring.
Resumo: Considerando-se o marcante “legado” de Adolf Hitler quanto à Segunda Guerra Mundial (doravante SGM), esta pesquisa, baseada em Análise de Discurso francesa psicanalítica (doravante AD), visa analisar um dos discursos de Hitler, proferido em setembro de 1934, voltado à Juventude Hitlerista. Atentando-se para as condições de produção desse discurso e para estratégias retórico-discursivas do locutor, é possível perceber diferentes interdiscursos (e distorções destes) dentre outros elementos abordados pela AD. Uma vez que, segundo Pêcheux (1997) e Orlandi (2009), as ideias escapam ao enunciador, é necessário traçarmos um percurso histórico de Hitler e a quem se destinavam suas palavras, já que as ideias podem mudar de sentido dependendo de quem as empregue. Uma vez que o discurso, em sua essência, resulta no agir sobre o outro, que o enunciador buscará conduzir o ouvinte ou leitor a pensar, dizer e agir conforme seu desejo, este se faz justamente como um dos pontos os quais esta pesquisa procura elucidar e analisar. Nessa linha, ao analisarmos o discurso em questão, procurar-se-á discutir como uma população parece ter sido motivada, através de utilizações discursivas distorcidas e extremistas, a engajar-se na SGM por meio de ideologias propagadas por alguém que se mostrava um habilidoso líder e discursista. Com isso, pretendemos, então, realizar (e contribuir com) discussões sobre escolhas e funcionamento discursivo; sobre como o discurso pode revelar mais do que o desejado pelo locutor (podendo deixar marcas que podem revelar traços provenientes do inconsciente); e quais os efeitos de sentido de cada uma das partes do discurso aqui em foco.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1021
Aparece nas coleções:(UAGLL) Trabalho de conclusão de curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_lorraynejohansondeabreu.pdf1,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.