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dc.contributor.advisorTeles, Rosinalda Aurora de Melo-
dc.contributor.authorBerto, Maria Lucicleide da Silva-
dc.date.accessioned2019-05-13T17:18:48Z-
dc.date.available2019-05-13T17:18:48Z-
dc.date.issued2019-02-08-
dc.identifier.citationBERTO, Maria Lucicleide da Silva. Jogo baralho geométrico: possibilidades e limitações para o ensino de geometria no 2º ano do ensino fundamental. 2019. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/998-
dc.descriptionEste trabalho discute a utilização do jogo Baralho Geométrico como recurso didático para ensinar geometria, sobretudo à associação entre representações gráficas de figuras geométricas com representações gráficas de objetos do mundo físico e o uso da nomenclatura correta. Buscamos suporte em pesquisas no campo da Educação Matemática, especialmente naquelas que defendem a Geometria como um dos melhores caminhos para as crianças compreenderem as formas e o espaço ao seu redor. Também em algumas que discutem o uso de jogos nas aulas de Matemática, como um recurso pedagógico que auxilia no ensino e aprendizagem, bem como em orientações curriculares vigentes em nosso país. A partir disso, propomos como questão de pesquisa: como a utilização do jogo Baralho Geométrico no 2º ano do ensino fundamental pode contribuir significativamente para que os alunos façam associações entre objetos da geometria e objetos do mundo físico utilizando as nomenclaturas corretas? O objetivo principal deste Trabalho de Conclusão de Curso foi analisar possibilidades e limitações da utilização do jogo Baralho Geométrico para o ensino de geometria no 2º ano do ensino fundamental. Tem como ponto de partida uma pesquisa-ação, desenvolvida em duas etapas em uma escola municipal, numa turma de segundo ano do ensino fundamental. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados, um teste diagnóstico e a aplicação do referido jogo. Além disso, foram feitas observações vídeo gravadas afim de melhor compreender o desempenho dos alunos nas atividades propostas com o jogo. O teste, composto por quatro questões de múltiplas escolhas, possibilitou delinear o encaminhamento da pesquisa apontando o conhecimento que os alunos já detinham em relação ao tema e quais eram as principais dificuldades, destacando-se aquelas relacionadas ao uso dos termos linguísticos corretos para cada figura geométrica plana ou espacial, e a associação de figuras geométricas à objetos físicos. A intervenção com o jogo visou minimizar tais dificuldades, de maneira que eles conseguissem evoluir na construção de seu próprio conhecimento. Como também verificar quais as possibilidades e limitações que o jogo oferecia, servindo de subsídios para proposição de reformulações do mesmo para novas aplicações. Na vivência do jogo com um pequeno grupo de alunos, verificamos que dificuldades em relação à associação de figuras geométricas a objetos físicos e o uso dos nomes corretos das figuras geométricas persistia. Vencidas as etapas necessárias para compreensão das regras, buscamos identificar os procedimentos que os jogadores estavam criando para conseguirem alcançar o objetivo do jogo, constatou-se que houve um avanço no desenvolvimento do conhecimento dos alunos. Também foi possível identificar limitações do jogo, tais como a falta de clareza de algumas regras. Dentre as possibilidades para a exploração do potencial deste jogo, sugerimos a reflexão sobre as jogadas em cada rodada. Por fim, concluímos que o uso frequente, ou pelo menos mais de uma vez, deste jogo poderia proporcionar várias outras situações de aprendizagens aos alunos, bem como fortalecer outras já construídas.pt_BR
dc.description.abstractThis paper discusses the use of the game Geometric Deck as a didactic resource to teach geometry, especially the association between graphical representations of geometric figures with graphical representations of objects of the physical world and the use of correct nomenclature. We seek support in research in the field of Mathematics Education, especially in those who defend Geometry as one of the best ways for children to understand the shapes and the space around them. Also in some that discuss the use of games in Mathematics classes, as a pedagogical resource that assists in teaching and learning, as well as in curricular guidelines in force in our country. From this, we propose as a research question: how the use of the game Geometric Deck in the early years of elementary school can contribute significantly to the students to make associations between objects of geometry and objects of the physical world using the correct nomenclatures? The main objective of this Course Conclusion Work was to analyze possibilities and limitations of the use of the game Geometric Deck for the teaching of geometry in the initial years of elementary school. It has as its starting point an action research, developed in two stages in a municipal school, in a class of second year of elementary school. We use as data collection instruments, a pre-test and the application of said game. In addition, videotaped observations were made in order to better understand students' performance in the activities proposed with the game. The pre-test, composed of four multiple-choice questions, made it possible to delineate the research direction, pointing out the knowledge that the students already had in relation to the subject and what were the main difficulties, especially those related to the use of correct linguistic terms for each flat or spatial geometric figure, and the association of geometric figures with physical objects. The intervention with the game aimed at minimizing such difficulties, so that they could evolve in the construction of their own knowledge. As well as to verify the possibilities and limitations that the game offered, serving as subsidies to propose reformulations of the same for new applications. In the experience of the game with a small group of students, we found difficulties regarding the association of geometric figures with physical objects and the use of the correct names of the geometric figures persisted. After the necessary steps to understand the rules, we tried to identify the procedures that the players were creating to achieve the goal of the game, it was verified that there was a progress in the development of the students' knowledge. It was also possible to identify limitations of the game, such as the lack of clarity of some rules. Among the possibilities for exploring the potential of this game, we suggest the reflection on the plays in each round. Finally, we conclude that frequent use, or at least more than once, of this game could provide a number of other learning situations for students, as well as strengthening others already built.pt_BR
dc.format.extent49 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilpt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCartas de jogarpt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleJogo baralho geométrico: possibilidades e limitações para o ensino de geometria no 2º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1111622301812100pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8888500885370084pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localGaranhunspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Garanhunspt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAG)

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