Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/987
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNova, Taynah de Brito Barra-
dc.contributor.authorSilva, Danielle Maria Braga da-
dc.date.accessioned2019-05-13T13:31:51Z-
dc.date.available2019-05-13T13:31:51Z-
dc.date.issued2019-02-12-
dc.identifier.citationSILVA, Danielle Maria Braga da.Trajetórias de vida: caminhos percorridos pelos estudantes da educação de jovens e adultos durante a sua vida escolar. 2019. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/987-
dc.descriptionEste trabalho tinha como objetivo geral analisar a relação do estudante de Educação de Jovens e Adultos do município de São João/PE com a instituição escolar em suas trajetórias de vida. Para alcançá-lo, propomos conhecer, por meio de narrativas de histórias de vida, o percurso escolar dos alunos da EJA; identificar quais foram principais dificuldades encontradas pelos alunos durante a sua vida escolar; e estabelecer relações entre essas dificuldades e os sentidos atribuídos por eles a escola. Desenvolvemos nossa pesquisa em uma turma de 1ª e 2ª Fase de Educação de Jovens e Adultos de uma escola municipal de São João, no agreste pernambucano. A partir da Entrevista Narrativa, baseada nas Histórias Orais de Vida, coletamos os dados com dez estudantes. Nossa análise sobre as narrativas fez emergir quatro categorias. A primeira categoria, intitulada A escola compreendida na infância, retrata as memórias construídas sobre a instituição escolar durante a infância do aluno da EJA. A categoria Reflexões sobre a vida escolar, apresenta nossa análise sobre os depoimentos que envolvem as memórias dos alunos sobre as experiências vivenciadas com relação a escola. O Estímulo para ir à escola na infância e na fase adulta é tratado nesta terceira categoria. Os elementos que aqui elencamos nos esclarecem como a família tem peso nas decisões dos sujeitos da pesquisa. Na categoria A escola para a vida... A vida para além da escola, nos aproximamos de uma escola supervalorizada pelos alunos da EJA. Se por um lado eles reconhecem que a vida pode ensinar, por outro eles relatam que é a escola que pode fazê-los, enfim, ter uma vida mais fácil, nem que seja, apenas através da aprendizagem da leitura e da escrita.pt_BR
dc.description.abstractThis work had as general objective to analyze the relation of the student of Education of Young and Adults of the municipality of São João / PE with the school institution in its life trajectories. To reach it, we propose to know, through narratives of life stories, the school journey of the students of the EJA; identify which were the main difficulties encountered by students during their school life; and to establish relations between these difficulties and the meanings attributed by them to the school. We developed our research in a group of 1st and 2nd stage of Education of Young and Adults of a municipal school of São João, Pernambuco. From the Narrative Interview, based on the Oral Life Stories, we collected data with ten students. Our analysis of the narratives gave rise to four categories. The first category, entitled The school comprised in childhood, depicts the memories built on the school institution during the childhood of the student of the EJA. The Reflections on School Life category presents our analysis of the statements that involve the students' memories about the experiences they have had in relation to school. The stimulation to go to school in childhood and adulthood is treated in this third category. The elements that we have here clarify to us how the family has weight in the decisions of the research subjects. In the category The school for life ... The life beyond school, we approach a school overvalued by the students of the EJA. If on the one hand they acknowledge that life can teach, on the other they report that it is the school that can make them, in short, have an easier life, if only, by learning to read and write.pt_BR
dc.format.extent70 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilpt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectHistória socialpt_BR
dc.titleTrajetórias de vida: caminhos percorridos pelos estudantes da educação de jovens e adultos durante a sua vida escolarpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9093146079896441pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1093805068631305pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localGaranhunspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Garanhunspt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_daniellemariabragadasilva.pdf557,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.